Brincadeira à moda antiga

Entreter as crianças ou encontrar alguma brincadeira infantil divertida que os faça descontrair nem sempre é fácil, principalmente porque as crianças de hoje em dia estão muito ‘tecnológicas’, ou seja, adoram jogos electrónicos, computadores, etc. Mas em certas situações nem sempre se tem um computador disponível e quando o número de crianças passa de três o ideal é sugerir actividades e brincadeiras que os faça interagironde haja comunicação, e troca de experiências entre eles.

Pensando neste aspecto o que me vem a mente como sugestão são as brincadeiras que faziamos quando éramos crianças, era muito divertido e nos distraiamos a valer. Decidi relembrar algumas e partilhar com vocês:

1- Pular Corda
Faixa Etária: Acima dos 6 anos
Nº de Participantes: 3 ou mais
A brincadeira consiste em que cada um dos participantes pulem a corda alternadamente. Colocamos uma criança em cada extremidade da corda, as quais terão de ‘girar’ a corda de modo que ela forme ‘círculos’. Um participante fica no meio e tenta pular a corda, conforme os outros dois fazem com que ela gire.

2- Telefone sem Fio
Faixa Etária: Acima dos 6 anos
Nº de Participantes: 6 ou mais
Coloque cada criança sentada uma ao lado da outra e peça para a primeira dizer uma frase completa.
Cada uma das crianças deverá repetir a frase para o colega que está ao lado, deve falar o mais baixo possível para que os demais participantes não ouçam a frase. Isto deve ser feito até que chegue a última criança, quando isto acontecer ela deverá repetir em voz alta a frase para que todas ouçam. Quase sempre no final a frase nada tem a ver com a frase inicial, é muito divertido.

03 – Queimada pela Bola
Faixa Etária: Acima dos 6 anos
Nº de Participantes: 8 ou mais
Tradicional jogo entre crianças e adultos, onde a bola é o principal elemento. Deve-se formar dois grupos, cada grupo ficará de um lado do campo. No fundo de cada lado do campo do jogo, demarca-se um local que denominamos ‘poço’ onde os elementos do grupo que forem ‘queimados’ pela bola deverão permanecer isolados do restante do grupo. Ganha o jogo a equipe que “queimar” todos os jogadores adversários.

04 – Vire Estátua
Faixa Etária: Acima dos 5 anos
Nº de Participantes: 3 ou mais
Ponha uma música divertida, e inesperadamente pare o som e grite ‘Estátua’, os participantes deverão então parar exactamente na posição em que se encontravam no momento em que o som parou. Neste caso você que está no controle da brincadeira deverá brincar, fazer caretas para fazer com que os participantes deem risadas, perde quem não conseguir manter-se sério e como ‘estátua’.

Ver também: Brincadeiras Antigas para Crianças

Boa diversão à todos os participantes! :)

Foto: ‘O Ciclo da Vida em Versos Amigos e Postais Antigos’ de Fernando Cardoso.

Posts relacionados no Blog da Criança::

  1. Brincadeiras Divertidas para Crianças
  2. Passatempos Infantis e Brincadeiras
  3. Um verão no Museu | Actividades Infantis
  4. Actividades Infantis | Comemoração Dia da Criança 2009
  5. Historias Infantis

Fonte: Blog da Criança 

Anúncios