Autismo: é possível identificar sintomas a partir de 6 meses

Autismo: terapeuta explica sintomas e cuidados da doença – Fonte ABTV

Segundo a terapeuta Patrícia Piacentini, os sintomas podem ser percebidos após o nascimento da criança através da questão motora e a habilidade dela se comunicar com os outros em volta.

Um assunto está sendo abordado na novela “Amor à Vida” da TV Globo: o Autismo. A terapeuta Patrícia Piacentini, que é uma das autoras do livro: “Brincar é Desenvolver: um caminho para o mundo do autismo”, que será lançado amanhã, em Caruaru, explica os cuidados e os sintomas desta doença.

Segundo a terapeuta Patrícia Piacentini, os sintomas podem ser percebidos após o nascimento da criança através da questão motora e a habilidade dela de se comunicar com os outros. “As estereotipias podem surgir porque é justamente a transição dessas crianças de se autorregular. Se seu corpo não está funcionando do jeito que você espera, você vai criar movimentos de autorregulação, que é justamente o que a gente trabalha”.

Hoje, já é possível identificar o autismo em crianças a partir dos seis meses. Patrícia Piacentini diz que os pais podem ajudar os filhos que tem a síndrome brincando com eles. “O pai não precisa ser terapeuta, só ser pai, brincar com as crianças, estimulando a questão motora. É claro que os pais precisam de ajuda, mas podem ajudar nessa intervenção e trazê-las para o convívio social”, explicou.

Confira o video aqui. 

Anúncios