Tudo Bem Ser Diferença na cobertura do I simpósio internacional de estudos sobre a deficiência

cwPor Carlos Wagner*

Esta noite (19.06.2013) choveu em Sampa. Deve ter sido para lavar a alma daqueles que estão nas ruas depois das vitórias ontem conquistadas. Assim, foi difícil sair da cama, frio bom para ficar ali o dia todo lendo e se preparando para as manifestação de hoje a noite. Pois a luta continua.

Aqui no I simpósio internacional de estudos sobre a deficiência os trabalhos foram abertos com uma mesa redonda essencial para nós que temos filhos em idade escolar. A mesa se chama “Educação e Comunicação”.

Como é um Simpósio com força acadêmica, uma das discussões essenciais está exatamente na discussão sobre os conceitos utilizados e nos desdobramentos teóricos e práticos desse conceitos. Me chamou muito a atenção, até agora,  a palestra de David J. Connor.

cw1Palavras chaves de sua palestra na minha interpretação.

– Parece haver uma associaçao importante entre vida acadêmica e militância no campo daquilo que aqui tem se denominado  Disabilities Studies que ainda sem muito consenso tem sido traduzido como Estudos sobre a Deficiência.
– Ensinar bem às crianças com deficiências e ensinar sobre deficiências no ambiente escolar. Esse é um elemento essencial para a construção de um convívio com o diferente e para a efetiva aprendizagem de crianças com deficiência.
– Mais uma vez é apresentada a necessidade de fazer dialogar os Estudos Sobre a deficiência e outros campos teóricos que podem desestabilizar o status quo teórico. No exemplo dado pelo palestrante foi a relação entre os estudos multiculturais e os estudos sobre deficiência.
Por enquanto é só. Mais tarde, quem sabe mais notícias desse não jornalista que está em Sampa aprendendo mais sobre o mundo teórico que serve ao cotidiano de nossos filhos.

 

* Carlos Wagner é graduado em Ciências Sociais e mestre em Sociologia, pai do João, que tem paralisia cerebral. Assina a Coluna Papo de Pai, publicada toda quarta-feira em www.tudobemserdiferente.com

Anúncios