Como controlar a raiva de seu filho com síndrome de asperger

Fonte Asperger Online

Imagem Via Pinterest

Imagem Via Pinterest

Existem várias opções disponíveis para os pais em busca de controle da raiva para os seus filhos com síndrome de Asperger. Aqui estão algumas dessas opções:

Psicoterapia – os episódios de raiva tendem a diminuir no processo de psicoterapia quando a criança percebe que não adianta culpar a situação ou outras pessoas. É no processo psicoterápico que a criança começa a elaborar formas de controlar e prevenir sua raiva, já que ter consciência de seus pensamentos e emoções levam a um maior controle. Na maioria das vezes em SA as sensações internas são muito mais decisivas nos episódios de raiva do que a própria situação que os gerou.

Orientação Online – Dicas para entender e poder prevenir os episódios de raiva na criança. E como as orientações são escritas, é possível ler e reler sempre que necessário para saber como agir quando os episódios de raiva se repetirem.

Soluções em Casa – Nem todo SA tem acesso a psicoterapia privada. E mesmo que tenha, o apoio em casa é fundamental para o progresso. Alguns exemplos de soluções em casa são:

* Se coloque no lugar da criança e tente entender através do olhar da criança o que foi o gatilho para o episódio; ela precisa entender que você a compreende. Após isso converse fale, explique o que aconteceu.

* Tenha um quadro visual de rotina, vai prevenir episódios de raiva dentre tantas outras coisas;

* Histórias sociais que podem ser escritas para determinados problemas de comportamento e situações. Estas histórias podem colocar os sentimentos de seu filho em palavras e oferecer-lhe soluções simples.

* Fazer a criança perder algo sempre que tiver um episódio, claro ela tem que sentir que ter momentos de raiva vão trazer consequências;

* Jogue muito com suas crianças. Jogar é fonte de diversão e uma grande forma de ensino emocional. Aprender a ganhar e perder; aprender (minha vez, sua vez) são fundamentais para aquisição de habilidades sociais;

* ser seu “tradutor emocional”.

Para a criança com Asperger a raiva pode ficar no caminho do aprendizado, o brincar e a vida. Talvez você possa usar algumas das sugestões acima, para ajudá-lo a lidar com sua raiva e entender melhor suas emoções.

Traduzido e adaptado de Dave Angel por Franciane Dal Pizzol

Anúncios