Atletas com deficiência física: associação para apoio e treino

Atletas amapaenses com deficiência física ganham associação esportiva

A entidade foi criada por professores e acadêmicos de educação física do Estado. Os esportistas recebem apoio logístico e material para treino

Por Wellington Costa
Macapá, AP / Fonte Globo Esporte

A Associação Amapaense de Esporte para Pessoas com Deficiência (AAEPED) quer expandir as ações voltadas para deficientes e desenvolver atividades com os atletas. A entidade não tem fins lucrativos, é de caráter cultural, educacional, esportivo e social. Marlon Gomes, professor especialista em educação especial, encabeçou a ideia de criar a AAEPED. Outros profissionais abraçaram a causa e juntos buscam recursos para investir no potencial dos atletas amapaenses.

– A gente precisa do apoio de professores de educação física, de acadêmicos, do poder público. Precisamos de mais profissionais engajados nessa corrente do bem, – conta o professor.

Atletas amapaenses com deficiência ganham associação esportiva (Foto: Wellington Costa)Atleta Márcia Cristina, ouro no Norte/Nordeste de
Atletismo (Foto: Wellington Costa)

Os esportistas recebem apoio logístico e material para treino. Foi com a ajuda da Associação que Márcia Cristina, deficiente visual, conseguiu vitórias importantes para o Estado. Conquistou duas medalhas de ouro no Norte/Nordeste de Atletismo. Agora ela quer passar a experiência que aprendeu no esporte, para outras pessoas que também não conseguem enxergar.

– Tem gente que vive em suas casas com vergonha de sair, de participar de algum esporte por estarem em condições especiais. Eu convido essas pessoas que venham conhecer a associação e descobrir um novo mundo, – comenta Márcia.

A Associação oferece treinamento em diversas modalidades esportivas adaptadas como o handebol, basquete, atletismo, tênis de mesa, ciclismo, natação, tiro de carabina, goalball (futsal adaptado) e outras. Para desenvolver todas essas as modalidades, Marlon Gomes conta com o apoio de universidades e faculdades na capacitação de colaboradores.

– O movimento ainda precisa ser fortalecido. Temos muito no que avançar, mas o importante é que o ‘ponta pé’ inicial já foi dado, finaliza Marlon.

Para fazer parte da Associação é necessário preencher uma ficha on-line, disponível na página eletrônica da AAEPED.

Atletas amapaenses com deficiência ganham associação esportiva (Foto: Marlon Gomes/Arquivo Pessoal)Atletas participando de aula prática de tiro de carabina (Foto: Marlon Gomes/Arquivo Pessoal)
Anúncios