Inclusão Social Filme “Colegas” será exibido na ONU em Nova York

COLEGAS_Unicef

Nesta quarta-feira, 17/7, Colegas vai ser exibido durante a VI Conferência de Estados Partes da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que acontece de 17 a 19 de julho na sede da ONU em Nova York. O evento, organizado pelo UNICEF e pela Missão do Brasil junto às Nações Unidas, reunirá oficiais governamentais, missões e agências da ONU e representantes de entidades não-governamentais.

A apresentação do filme ficará por conta da jovem brasileira Tathiana Piancastelli Heiderich (foto), que vive em Nova York e tem síndrome de Down.

Dirigido por Marcelo Galvão, Colegas é uma divertida comédia que aborda de forma inocente e poética coisas simples da vida através do olhar de três jovens com síndrome de Down apaixonados por cinema. Um dia, inspirados pelo filme Thelma & Louise, eles resolvem fugir no Karmann-Ghia do jardineiro em busca de seus sonhos: Stalone quer ver o mar, Marcio quer voar e Aninha busca um marido pra se casar. Eles partem do interior de São Paulo rumo à Buenos Aires. Nessa viagem, enquanto experimentam o sabor da liberdade, envolvem-se em inúmeras aventuras e confusões como se a vida não passasse de uma eterna brincadeira.

O longa-metragem, que também traz atores famosos e outros 60 jovens com síndrome de Down no elenco de apoio,  venceu diversos prêmios em festivais de cinema no Brasil, Rússia, Itália, Portugal e Estados Unidos. No Brasil, o filme acaba de chegar às locadoras. A venda em lojas de varejo está prevista para outubro.

Sobre a Conferência

A Conferência de Estados Partes é uma reunião anual da qual participam os países que ratificaram a Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência da ONU. O Congresso brasileiro aprovou o tratado com equivalência constitucional em 2008 – 132 países já ratificaram o documento, criado com a colaboração do movimento social das pessoas com deficiência para garantir que as mesmas usufruam seus direitos em igualdade de condições com todas as pessoas. O texto da Convenção pode ser conferido em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm

O governo brasileiro será representado na Conferência na ONU pelo Secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência, Antônio José do Nascimento Ferreira, que participará de uma mesa redonda sobre Desenvolvimento Inclusivo em processos regionais, nacionais e internacionais.

COLEGAS_UnicefNo dia 16 começam as reuniões de organizações da sociedade civil. A programação será transmitida ao vivo no seguinte link: http://webtv.un.org/

RSVP para a projeção do Colegas

Colegas (“Buddies”)

Wednesday, July 17th from 6:00 to 8:00 pm

UNICEF House , Labouisse Hall

3 United Nations Plaza at 44th street between 1st and 2nd Ave, New York

Note that participants must be registered on site. Space is limited. Please arrive before 6 pm to ensure your seat.

RSVP: disabilities@unicef.org

Anúncios