RNTV 1ª edição mostra ateliê criado com crianças especiais, em Natal

Exposição reúne cerca de 20 peças, em uma clínica médica

A pintura como parte essencial no tratamento de crianças e jovens com Síndrome de Down, Deficiência Física e Autistas (veja vídeo ao lado).

RNTV 1ª edição exibiu uma reportagem com crianças especiais que recebem um tratamento diferenciado, por meio da pintura.

No Centro de Reabilitação Infantil, em Natal, cerca de 20 pacientes se reúnem de terça a quinta-feira e recebem orientações de médicos e especialistas.

O ateliê reúne clássicos da pintura mundial. Reproduções dos quadros “O Grito”, do norueguês Edvard Munch e obras do pintor espanhol Joan Pablo Miro mostram a sensibilidade com as mãos. Essas e outras pinturas são de autores desconhecidos, mas que despertaram a atenção do médico Rafael de Castro.

“São quadros tão especiais que acabei comprando para minha casa e depois para a minha clínica. Todas as pessoas vinham me perguntar de onde eram esses quadros… Acabei comprando 15 quadros para a minha clínica”, conta o médico.

Para a artista plástica Sônia Jácome, todos os pacientes chegaram ao ateliê sem qualquer conhecimento e agora estão imersos num ambiente de artes e cultura.

“Um dos pacientes, Felipe, quando chegou aqui não falava direito e fazia poucos desenhos. Depois, fui mostrando livros e outras publicações e ele foi se encontrando”, disse Sônia.

Já o pai de Felipe, o Seu Francisco Canindé, comemora a melhora no quadro clínico do filho, que já executa várias atividades sozinho.

“Ele já toma banho, se arruma e começa a fazer algumas coisas sozinho. Antes não tinha nada disso”, conta Francisco.

A oficina de artes plásticas do CRI foi criada há quatro anos e já proporcionou a melhora na vida de vários pacientes. Sônia não se considera uma psicóloga, mas acredita que o trabalho está sendo bem feito.

“As crianças estão se realizando aqui, estão satisfeitas, porque a arte é muito boa para a memória, é bom para auto estima”, conclui.

Exposição

Os quadros estão expostos na Clínica Neurolife, que fica na avenida São José, número 2190, no bairro Lagoa Nova. As telas ficam expostas até a sexta-feira, dia 12, das 8h às 18h.

Para assistir mais vídeos do RNTV 1ª edição, clique aqui

Anúncios