Curso de capacitação em Libras prepara estagiários na área de educação

Estudantes destacam a importância de saber lidar com alunos com deficiência auditiva

Assessoria de Comunicação Prefeitura de Guarujá.

A educação de Guarujá não para neste mês de julho — período de recesso nas aulas das Escolas Municipais. Os estagiários que auxiliam os professores em sala de aula estão tendo a oportunidade de fazer, por meio da Diretoria de Ensino Fundamental, Infantil e Especial (Secretaria de Educação), o curso “Formação em Educação e Surdez para Programa de Treinamento”, que acontece até o dia 29 deste mês, na Escola Municipal Professora Dirce Valério Gracia (Avenida Dom Pedro I, 340 – Jardim Tejereba). A carga horária é de 20 horas.

A estudante Rita de Cássia Silva Salem, que faz estágio na Escola Municipal Professora Magdalena Maria Cardoso Lourenço, conta que a capacitação tem surpreendido pelo foco na prática e no contato com o aluno. “O que aprendemos sobre libras na faculdade é superficial. Aqui há mais cuidado, mas preocupação, e professora tem a deficiência, fazendo com que tudo que aprendemos já seja colocado em prática”.

O estagiário da Escola Municipal Professor Antonio Ferreira de Almeida Júnior, André Lua Silva Oliveira, explica o diferencial do curso em sua carreira. “É importante sabermos como lidar com o aluno surdo, desde como cumprimentá-lo, começando com um simples bom dia, até um contato maior”.

Aula inaugural de Libras (Foto: Raimundo Nogueira/PMG)

Aula inaugural de Libras (Foto: Raimundo Nogueira/PMG)

Segundo a coordenadora da área de Deficiência Auditiva da Seduc, Eloisa Helena Macaro, o objetivo do curso é conscientizar os estagiários sobre a importância do uso da Libras como a primeira língua do surdo, contribuindo assim para melhor inclusão social.

 

Anúncios