EDUCAÇÃO INCLUSIVA A DISTÂNCIA – ACELERANDO O DIREITO À DIVERSIDADE

por: Colunista Portal – Educação

Fazer um curso a distância oferece ao profissional a possibilidade de ser autogerenciável

Fazer um curso a distância oferece ao profissional a possibilidade de ser autogerenciável

Educação inclusiva à distância é um modo de formar educadores para atuar com as diferenças na educação, para oferecer a todos o direito de ser diferente. É também uma ferramenta que permite a inclusão social de forma acelerada, devido às vantagens que um curso não presencial oferece.

Fazer um curso à distância oferece ao profissional a possibilidade de ser autogerenciável, além de mais organizado e comprometido com o que está cursando, exatamente pelo motivo de não ter uma obrigação diária de ir a certo local para adquirir o conhecimento, o que traz mais dinamismo no aprendizado. Juntando essas vantagens com o objetivo final, que é saber lidar com a diversidade entre as pessoas, a educação inclusiva à distância se torna uma aliada:

1. do processo de democratização do ensino;
2. do suprimento das demandas de um profissional adequado às diferenças e possíveis deficiências;
3. da formação de profissionais com a capacidade de educar e cuidar ao mesmo tempo.

O Brasil ainda tem muito que evoluir nessa questão – não basta formar profissionais capazes sem oferecer infraestrutura para que o trabalho seja feito. O processo de formação precisa ser paralelo à criação de escolas com acessibilidade, com espaços direcionados a determinadas deficiências, colocando em prática, assim, um plano educacional de qualidade, tanto na rede pública quanto na particular.

Fonte: Portal MEC.

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO – Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado
http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/49049/educacao-inclusiva-a-distancia-acelerando-o-direito-a-diversidade#ixzz2aTlx7Y1o

Anúncios