Os barcos da vida, Sobre Rodas, Ricardo Albino

r1Ei, psiu! Vamos viajar comigo? Meu objetivo é descobrir a distancia entre os sonhos, o objetivo e a utopia. Faz 35 anos que arrumei minhas malas e cheguei aqui. Pensei que o caminho do sonho até a realidade fosse mais tranquilo. Porém, descobri rapidinho que para a deficiência e a eficiência andarem juntos a estrada é longa. Existem alguns quebra molas que tornam a bagagem muito pesada por mais força e paciência que tenhamos para carregar.

O maior de todos é o medo. Mas não o da própria pessoa com deficiência e sim o medo que o outro tem da capacidade dela. Então, durante a minha viagem, decidi fazer um jogo bem interessante: coloquei lado a lado um carro antigo, um ônibus muito louco, o qual chamei de Transbiruta e que tem no comando um contador de histórias e os barcos da vida.

O interessante é que a cada uma das pessoas que remavam no barco foi feito o seguinte pedido: tente remar de olhos fechados na direção reta e procure imaginar como aquele que está a sua frente te imagina. Esqueça a fisionomia e tome como base a convivência diária. Sorrisos,  lágrimas,  beijos,  abraços, os momentos bons e os aprendizados daqueles não tão bons assim.

r2

Não tenha pressa! Não se importe em começar suas remadas num pequeno barquinho de papel. Com o passar do tempo se você ainda tiver fé, força e muita paciência, aquele pequeno barquinho de papel se transforma numa lancha. É a passagem do sonho para o objetivo. Nesse momento caso a sua lancha dê algum problema e o outro a sua frente perceba em você um bom companheiro de tripulação, com certeza, lhe dará uma carona. Agradeça, pois é um bom sinal! Falta pouco para que o objetivo seja realizado.

r3Caso contrário, você terá duas opções: ficar parado esperando o conserto do motor da lancha ou pegar carona em uma chalana construída de garrafa PET e mostrar que mesmo devagar, um pouco mais lento que os outros, tudo que precisamos é de oportunidade. A distancia entre o sonho, o objetivo e a utopia está nos olhos de quem vê.

Ricardo Albino, jornalista, Coluna Sobre Rodas / Tudo Bem Ser Diferente

ricjornalista@hotmail.com / http:// HYPERLINK “http://ricardo-albino.blogspot.com.br/”HYPERLINK “http://ricardo-albino.blogspot.com.br

Crédito fotos: Arquivo pessoal

 

 

Anúncios