Alta Estima: Fotografia Inclusiva – A diversidade como valor. Fotografia como instrumento de inclusão, por Marta Anísia

Marta-1-2

“O olhar do outro reflete a imagem do que eu sou” (J. Lacan)

A principal característica de uma sociedade inclusiva é o seu respeito à diversidade humana em todos os aspectos.

Quando vemos e convivemos com as diferenças, vamos aprendendo a contribuir e construir juntos um mundo com oportunidades justas.

Isso tudo significa viver numa sociedade onde cada um de nós é responsável pela qualidade de vida do outro, não importando o quanto o outro é diferente da gente!!! Vamos pertencer conjuntamente?

altaestima_final-01Considerando a visibilidade como um fator a minimizar preconceitos, a proposta é  ocupar um espaço onde as pessoas com deficiência são geralmente excluídos pela cultura imagética contemporânea. Foi tomando essa premissa como base que foi criado o ambiente virtual www.altaestima.com.br, FOTOGRAFIA INCLUSIVA – Um espaço para expressão.

Os projetos realizados pretendem aproveitar todas as ferramentas que abordam a linguagem fotográfica para que essas pessoas possam mostrar à sociedade a sua rotina, os momentos do seu dia-a-dia à sua maneira.

Espelho e Eu-3

A beleza de ser

Ao ver e ser visto por outros por meio de uma imagem positiva, sendo proativo ou desfrutando de acordo com sua condição (física, mental e ou emocional) de um momento de lazer, esporte, relações afetivas, acredita-se que podem ser geradas autonomia, autoconfiança e elevar a auto estima dessas pessoas.

Desde o profissionalismo e respeito, com a intenção de ser um instrumento a mais para o processo de inclusão social, os convido a serem parceiros dessa causa.

Visitem a webpage www.altaestima.org e naveguem por ela com corações e mentes abertos, para abri-los ainda mais!

um click para a inclusão

um click para a inclusão

Marta Alencar é Psicóloga, atua na área clínica com pessoas com deficiência e seus familiares desde 1986. A fotografia, ainda um hobby, passou a funcionar como ferramenta de trabalho há quatro anos. Hoje ela é Fotógrafa credenciada pela Special Kids Photography Latin America.
Um dos muitos frutos colhidos com esse trabalho foi o Livro de fotografias lançado em 2012: “Inclusão: Olhares e Possibilidades”, pela AMR (Associação Mineira de Reabilitação), um projeto viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Também é idealizadora da personagem Tina descolada – uma agente de inclusão. www.tinadescolada.com
Anúncios