Associação para pessoas com paralisia completa 22 anos em Santos

APPC atende mais de 80 pessoas com paralisia cerebral.

Instituição ainda precisa de ajuda para se manter e ampliar atendimento.

APPC completa 22 anos em Santos, SP (Foto: Reprodução/TV Tribuna)APPC completa 22 anos em Santos (Foto: Reprodução/TV Tribuna)

A Associação para Portadores de Paralisia Cerebral (APPC) de Santos, no litoral de São Paulo, completa 22 anos de fundação. Apesar de tanto tempo de funcionamento, a instituição, que atende mais de 80 pessoas, ainda precisa de ajuda financeira para se manter e ampliar o atendimento.

Alguns dos trabalhos realizados na APPC, como pintar ou colar uma figura no papel, parecem simples, mas para os jovens portadores de paralisia cada gesto tem um significado especial. “Ajuda no desenvolvimento cognitivo e motor, respeitando sempre o limite de cada um”, explica a coordenadora pedagógioca Regina Stella Silva.

A instituição atende mais de 80 crianças e adolescentes. Rosemary da Silva foi quem fundou a associação, e o filho dela, Thiago, tem paralisia cerebral. “Nós vencemos as dificuldades com a boa vontade da equipe que nós formamos. Muitos deles continuam conosco até hoje”, diz a presidente da APPC.

Atualmente a instituição tem serviços como fonoaudiologia, atendimento de psicólogos, pintura de quadros e informática. “As pessoas aqui são qualificadas, fazem um curso de 285 horas, com todo um trabalho de base teórica e prática”, diz a diretora da APPC Claudia Alcântara de Torre.

A instituição quer ir além e atender um número ainda maior de jovens. “Queremos construir as cinco salas na escola e realizar o sonho dourado, que em 22 anos não conseguimos, que é um terreno para fazer o lar-escola”, diz Rosemary.

Para colocar tudo em prática, a APPC depende de ajuda financeira. No próximo dia 29, a instituição promove um jantar para comemorar o aniversário no Clube Vasco da Gama, às 20h. Os convites custam R$ 80 e devem ser comprados com antecipação. O dinheiro dos convites será revertido para as despesas da associação. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3018-0606.

Anúncios