Inscrições abertas para o 3º Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas

Assessoria SEE / Agência AC

 

Trabalhando e apoiando a execução de projetos inclusivos dentro do âmbito escolar, será realizada mais uma edição do prêmio Experiências Educacionais Inclusivas, resultado da parceria entre Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (MEC/Secadi) e Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), com apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Fundação Mapfre.

A premiação tem como objetivos a identificação e a valorização de experiências escolares significativas para o processo de desenvolvimento inclusivo das escolas públicas brasileiras, com foco na inclusão escolar de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, em escolas públicas brasileiras.

Nas duas edições anteriores, mais de 1,4 mil inscritos participaram, enviando trabalhos relacionados à gestão dos sistemas de ensino e das escolas, e relacionados aos relatos de experiências das secretarias de educação e das escolas.

Considerando a importância da identificação, valorização e divulgação de tais experiências, na construção dos sistemas educacionais inclusivos, pensou-se a realização da terceira edição, visando identificar experiências efetivas de inclusão escolar de crianças, público-alvo da educação especial, matriculadas na educação infantil.

A escola como espaço inclusivo enfrenta inúmeros desafios que devem ser discutidos por toda comunidade escolar. Essas situações desafiadoras geram novos conhecimentos, novas formas de interação, de relacionamentos, modificação nos agrupamentos, na organização e adequação do espaço físico e no tempo didático, o que beneficia a todas as crianças.

Nesse sentido, serão premiados os Relatos de Experiências das Secretarias de Educação e das Escolas Públicas, de educação infantil ou de educação básica com educação infantil. Também será  concedida a Menção Honrosa a curso de formação inicial ou continuada de professores, que se destaque pela abordagem da educação infantil na perspectiva inclusiva, contribuindo, dessa forma, para a construção de um sistema educacional inclusivo.

Período de inscrições: de 29 de agosto a 12 de outubro de 2013

Consulte o regulamento e inscreva-se pelo site: http://peei.mec.gov.br.

Anúncios