Informações sobre Síndrome de Down

Pessoal, recebi mensagem do André de Moura Soares, que nos apresentou o projeto Saber Melhor. Que tal conhecer também?

O projeto Saber Melhor tem por motivação compartilhar conhecimento acerca de vários temas. Dentre os assuntos que aqui serão abordados, pode-se destacar os que se relacionam com o mundo do direito, da saúde e tudo o que possa se relacionar com a Síndrome de Down.

Os responsáveis pelo projeto Saber Melhor colocarão nas diversas publicações que serão feitas as experiências pessoais e profissionais.

Síndrome de Down terá um destaque especial, porque os responsáveis pelo projeto são pais de uma criança com Síndrome de Down, fonte de inúmeras alegrias, mas também de preocupações extras, quando comparadas aos demais filhos. As preocupações dizem respeito ao tratamento, a chamada “estimulação precoce”, que envolve fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, musicoterapia e outras atividades que podem auxiliar no desenvolvimento de quem tem SD.

Também abordaremos temas relacionados à inclusão social, não só de quem tem SD, afinal eles não são os únicos destinatários do preconceito e da exclusão social. Abriremos espaço para divulgar projetos e iniciativas bem sucedidas, no Brasil e no resto do mundo, que promovam acesso às pessoas com algum grau de dificuldade a um mundo mais justo e a uma vida mais digna.

Outro assunto que será abordado no projeto Saber Melhor é o Direito. No tópico compartilharemos a experiência de quase 20 anos lidando com leis e problemas jurídicos de toda ordem. Muitos dos nossos direitos (e também deveres) não são exercidos por falta de conhecimento. Sem dúvida, Saber os nossos direitos e deveres é a Melhor forma de nos defendermos contra os abusos.

O convívio com a SD fez com que tivéssemos contato com várias outras áreas do Saber, tais como fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, musicoterapia etc. Não nos tornamos especialistas nos assuntos abordados pelas ciências mencionadas, mas acabamos aprendendo várias dicas que podem ser úteis a qualquer pessoa. Não custa compartilhar. É o que faremos.

Todo o conteúdo que aqui for compartilhado terá a indicação da fonte e poderá ser livremente utilizado. Pedimos apenas que aos que reproduzirem o conteúdo que publicarmos que também dêem os créditos ao projeto Saber Melhor.

Todos os custos do Projeto Saber Melhor serão suportados pelos editores. Todavia, para diminuir tais custos, faremos veicular anúncios publicitários pelo Google AdSense. Os anúncios estarão disponíveis e serão facilmente identificados como anúncios. Cada vez que um leitor “clica” em um anúncio é gerada receita em favor do projeto Saber Melhor. Pedimos, entretanto, que o acesso a publicidade se dê apenas em caso de real interesse, para que não ocorra violação das regras do Google AdSense.

Aguardamos a opinião dos leitores. Criticas e sugestões sempre serão bem vindas.

Equipe Projeto Saber Melhor.

Anúncios