Atividades de vida prática e Intocáveis: Sobre Rodas, por Ricardo Albino

intocaveisEU E A SÉTIMA ARTE

Querem saber o que o cinema e as atividades de vida prática tem em comum? Essa semana não fomos para a rua. Nossas atividades de vida prática aconteceram em local e forma diferentes. Eu e meus dois colegas partimos para um “papo cabeça” com a comandante da galera, enquanto a turma da melhor idade, os acompanhantes, foi dar um rolezinho de cadeira de rodas para ver e sentir de perto a emoção de subir e descer rampas.

Depois daquele papo e, claro, do lanche, ninguém é de ferro, fomos todos de bateria carregada simular situações da vida prática, fora da convivência familiar. Por exemplo, sair na balada com colegas ou mesmo em ambientes até então desconhecidos; saber como pedir ajuda a terceiros e ao mesmo tempo orientá-los sobre a melhor forma de agir, dentro de nossa limitação.

Chegamos, inclusive, a combinar um passeio em algum lugar da cidade para colocarmos em prática os aprendizados, diga-se de passagem, sem a presença daqueles tradicionais acompanhantes da melhor idade. A farra promete. Como se trata de uma turma ajuizada, até prova em contrário, acertamos que o celular, com o devido cuidado para não ser surrupiado, é companhia indispensável. Prometo tirar fotos para tranquilizá-los.

Por falar em sair com amigos, assisti ao filme “Os Intocáveis”, a história de um milionário tetraplégico que redescobre as coisas boas da vida, a partir da amizade com o seu cuidador. Mais uma vez, uma história real chega às telas do cinema para demonstrar e aprimorar valores na vida do ser humano. A cada dia, aprendo e confirmo minha teoria de vida prática: fazer a diferença é a soma de paciência, persistência, bom humor e boa companhia. O resultado seja de andador, bengala, cadeira de rodas ou de mãos dadas com quem esteja de pé muito, provavelmente, será o mesmo; momentos agradáveis e imagens marcantes com os quais construímos a felicidade.

Ricardo Albino, jornalista, Coluna Sobre Rodas / Tudo Bem Ser Diferente

ricjornalista@hotmail.com / http:// HYPERLINK “http://ricardo-albino.blogspot.com.br

As opiniões aqui publicadas são de responsabilidade do colunista.

Anúncios