Menino cego quer virar palhaço após conhecer circo com audiodescrição

Garoto de 8 anos foi a apresentação em Festival em Piracicaba (SP).

Evento permitiu que deficientes visuais acompanhassem espetáculos.

Garoto foi a circo pela primeira vez neste sábado em Piracicaba (Foto: Arquivo pessoal)
Garoto foi a circo pela primeira vez neste
sábado na cidade (Foto: Arquivo pessoal)

Depois de assistir ao primeiro espetáculo de circo da vida, no sábado (14), o menino de oito anos Juan Henrique da Silva disse à mãe que quer ser palhaço. A afirmação pode ser feita por qualquer criança, mas o que a torna especial é que Silva é cego desde o nascimento e só pôde assistir à apresentação graças ao sistema de audiodescrição oferecido durante o 6º Festival Paulista de Circo,  em Piracicaba(SP).

Durante todo o espetáculo, Silva ouvia a descrição das cenas que não podia ver no palco. “Ele sabia se uma bengala caísse no palco e a hora que os artistas entravam ali. No começo, achei que o Juan não fosse gostar, mas no fim ele estava aplaudindo e gritando”, contou a mãe do garoto, Cristiane Aparecida Rodrigues, de 38 anos.

Espetáculos com audiodescrição em Piracicaba não são comuns, contou Cristiane. “Antes do circo, o Juan assistiu a um filme no cinema com esse sistema. Ele foi com a escola e creio que o recurso foi solicitado com antecedência”, disse ela. Com isso, as opções de diversão do garoto são sempre as áreas verdes da cidade, onde ele pode brincar com tranquilidade.

Festival de Circo em Piracicaba tem 55 atrações gratuitas até o domingo (Foto: Adriano Scanhuela/Festival de Circo)
Festival de Circo em Piracicaba teve 55 atrações
grátis (Foto: Adriano Scanhuela/Festival de Circo)

Quanto ao sonho de ser palhaço, Cristiane disse que isso pode mudar, mas que o importante é que ele experimente as emoções. “Hoje é palhaço, ontem era outra coisa e amanhã também deve mudar. Fiquei feliz por ele ter se divertido.” Para a mãe, esse tipo de atividade permite que o menino perceba que ele pode ter sonhos. “Agora o Juan me pediu para lutar Muay Thai. Preciso conversar com um professor sobre isso.”

Festival
O Festival Paulista de Circo aconteceu pelo segundo ano consecutivo em Piracicaba e a abertura foi na última quinta-feira (12). A última apresentação acontece neste domingo (15), às 20h30. As lonas foram montadas no Engenho Central e abrigaram 55 apresentações.

Anúncios