Acessibilidade em BH: problemas no transporte coletivo e outras demandas

Por Amanda Aparecida (amandinhabrjlinda@hotmail.com ou amandaespecials2@hotmail.com)

Dia 21 de setembro foi o dia nacional de luta da pessoa com deficiência, mas eu como uma pessoa que tenho deficiência física tenho muito que dizer sobre a acessibilidade aqui em Belo Horizonte. Nós, como qualquer cidadão que vive em BH, devemos reclamar sobre os nossos direitos de pessoa que paga seus impostos todos os anos.
No dia 20 de setembro eu vi que a cidade onde eu moro hà 27 anos ainda não está preparada como deve estar, para uma pessoa com necessidades especiais como meu amigo Gileade, que tem algumas dificuldades para se locomover pelas ruas de Belo Horizonte com sua cadeira de rodas.

Com a ajuda de sua mãe Kell Kris eles encontram buracos, passeios sem nenhuma condição de locomoção tendo de ir para rua correndo perigo de um carro pegá-los. Outro problema que pude perceber foi a grande falta de preparação dos trocadores do transporte público para operar os elevadores que existem dentro dos ônibus .

Os trocadores não possuem qualquer preparação ou qualquer tipo de treinamento para operar os elevadores … Eles não sabem mexer e ainda ficaram com raiva como se a gente tivesse alguma culpa. Quando os elevadores não estão quebrados tendo que esperar outros ônibus correndo perigo de perder a hora do tratamento do seu filho….

Agora vem minhas dúvidas: Será que BH está preparado para receber turistas com deficiência em 2014 para a Copa do Mundo?

Porque a BHTrans – Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte S/A não dá um tipo de treinamento para seus funcionários ? Para onde vão os R$ 2,65 de cada passageiro?

A prefeitura dizer que está fazendo melhorias no transporte público ou essas melhorias não servem para nós que temos qualquer tipo de deficiência ? O que os turistas vão pensar do nosso país ? Cadê a acessibilidade da nossa cidade?
Será que um dia vou ver BH com sua acessibilidade correta como está na lei ?

Eu criei uma página para mostrar as conquistas e as dificuldades da pessoa com deficiência. Essa página tem como missão dizer tudo que vivemos no nosso dia a dia.

Eu estou feliz por poder relatar essa experiência que passei do lado do meus amigos, poder escrever uma coisa que nunca tinha vivido ver e saber de histórias assim me deixa com um sentimento que minha missão está apenas no começo… Eu sei que tem muita pessoas com a mesma missão. Ver a grande falta de acessibilidade em BH me fazer ver outra realidade que eu estar acostumada de ver… Nossa página Um Mundo Sem Limite vai sempre relata problemas e vitorias de pessoa com deficiência..
Essa foi a minha primeira experiência que eu pude viver a grande falta de acessibilidade para quem alguma dificuldade para se locomover. Eu tenho minhas dificuldades mas eu não preciso tanto da acessibilidades igual uma pessoa que usa cadeira de roda; eu consigo me locomover com facilidade …. Mais para não tem a mesma facilidade ? BH vamos rever a acessibilidade da nossa cidade

