Exposição de arte para deficientes visuais em museu de BH

IMG_1045Arte Inclusiva

 

Exposição de Ricardo Ferrari conta com obras 3D para deficientes visuais

 

“Ver com os olhos” pode parecer redundante, mas está longe de ser regra. Partilhamos a vida com pessoas que possuem necessidades especiais, em graus distintos. Entre elas, algumas não podem enxergar,porém, utilizam outros sentidos para apreender o mundo que as cercam. Hoje, é recorrente a discussão acerca da acessibilidade dos espaços públicos, mas a empreitada se torna mais melindrosa ao abordar o direito dos deficientes visuais à fruição artística de obras em museus. Pensando nisso, o artista Ricardo Ferrari, em parceria com a Claquete Comunicação, trabalhou na criação de 4 maquetes 3D para acompanhar a sua exposição “Quintais de Ferrari”, em cartaz até o dia 9 de outubro no Museu Inimá de Paula. As réplicas traduzem para o tato, a magia visual das brincadeiras infantis nos quintais da vida, independente da idade biológica.

 

A ideia parte da concepção de que o meio deve adaptar-se à pessoa e não o contrário. As réplicas em 3D possibilitam a experiência estética, aguçam a curiosidade, o desejo e o engajamento com os trabalhos.Segundo o artista plástico  Ricardo Ferrari o projeto gera uma ligação emocional entre o visitante deficiente visual e a obra. “É uma satisfação ter a oportunidade de oferecer ao cidadão uma fruição que é direito dele. O toque é uma sensação instintivamente íntima e gera uma percepção ímpar” afirma.

 

Responsável pela execução das réplicas, a Claquete Comunicação teve esmero com os mínimos detalhes. Bruno Sales, diretor da empresa, destaca que as obras foram recriadas inclusive com as mesmas cores. “O objetivo é sensibilizar os demais visitantes sobre a experiência daqueles que não podem ver”, explica.

 

Um treinamento especial, voltado para as questões de acessibilidade na arte, foi ministrado por Aída Ferrari para os arte-educadores do Museu Inimá de Paula. A visitação é gratuita e permanece até o dia 9 de outubro.

Anúncios