Apadem inaugura biblioteca com obras exclusivas sobre autismo

Fonte: A Voz da Cidade
Objetivo é contribuir cada vez mais conscientizando sobre o autismo em uma sociedade como um todo
VOLTA REDONDA

A Associação de Pais de Autistas e Deficientes Mentais (Apadem) inaugurou a biblioteca Nilton Salvador que já conta com cerca de 40 títulos, sendo a primeira destinada exclusivamente a assuntos relacionados a autismo na região. A biblioteca será na sede da Apadem, localizada na Avenida Beira Rio nº 413, Voldac.

A biblioteca começou com um projeto em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), que produziu uma campanha na internet para as pessoas doarem livros diretamente.

Para celebrar a inauguração da biblioteca, a entidade promoverá uma noite cultural com música na voz de Eugeni e poesia com a Daiana Damião. Além disso, haverá venda de petiscos, do qual a venda arrecadada será convertida para manter a entidade.

A Apadem presta homenagem ao Nilton Salvador, que é de Curitiba e um grande articulador do ponto de vista bio-psico-sócio-espiritual. Foi o primeiro escritor de autismo no Brasil, sendo autor de vários livros, entre eles: Vida de Autista; Deficiência ou Eficiência; Vivo e Imortal – Ensinando a Aprender; Vida de Autista, E Eles Cresceram. Nilton Salvador é um grande parceiro da Apadem, já escreveu vários textos para o site da Instituição e esteve lá na 2ª Semana de conscientização do Autismo de Volta Redonda com a palestra Autismo e Família.

DOAÇÃO

O autismo é uma síndrome que afeta milhões de pessoas no mundo todo. Uma das maiores lutas atualmente é pela informação. O conhecimento é chave para o diagnóstico precoce e a intervenção correta. Hoje muitas experiências, resultados de pesquisas, metodologias de intervenções, vivências de pais, estão publicadas em livros.

No Brasil, o acesso ao livro é muito restrito, por vezes proibitivo. Por isto, a APADEM lança a campanha “Biblioteca da APADEM”, cujo objetivo é constituir pequeno acervo de uma bibliografia especializada e atualizada no assunto, bem como experiências e romances no tema que ajudem a divulgar e a entender o autismo, dando acesso a estes conteúdos a pais, familiares e amigos de autistas.

Colabore doando um livro através do link www.icex.uff.br/apadem

Conheça a APADEM: www.apadem.com.br

 

Anúncios