Perdas, motivação e superação: Sobre Rodas, por Ricardo Albino

aMotivação para superar

Na última semana não pude ir ao encontro de Atividade de Vida Prática – AVP que parece se aproximar da reta final. Perdi uma pessoa muito especial, meu padrinho, que eu amava muito e com certeza vai seguir guiando meus passos na direção do bem como sempre fez enquanto estivemos juntos aqui na terra. Voltei à crônica Significados do AVP para aprender a viver com a perda.

Em seguida, por uma ironia do destino, pediram para que eu falasse sobre motivação. Então me lembrei de uma palestra que fiz para a turma de pedagogia ainda nos tempos da faculdade. Os alunos estavam fazendo um trabalho baseado no livro “Feliz Ano Velho”, escrito por Marcelo Rubens Paiva. Quando cheguei à sala uma garota quis saber um pouco da minha historia de vida e quando terminei de falar, ela perguntou: -“Como vocês, pessoas com alguma deficiência física encontram motivação para superar tantos obstáculos?”

Entendo que motivação nasce de dentro para fora. A partir do momento em que conseguimos transformar os sonhos em objetivos e encontramos espaço para fazer atividades que gostamos cresce o bom humor, a confiança e tudo fica mais leve. Não nego que muitas vezes penso em desistir. No entanto, sei que não posso parar.

a1Ao fim da palestra, o professor agradeceu dizendo: “A diferença entre as pessoas está no fato de umas estarem de pé e outras sentadas.” O que aquele mestre não sabia é que este é meu lema de vida desde quando encontrei minha possante. Alguém, que não me lembro o nome, perguntou por que não levo a vida dando palestras. De certa maneira, é o que tenho feito sempre que posso. Procuro mostrar em todos os grupos que participo, seja na educação física, nas aulas de artes e aqui na nossa coluna Sobre Rodas, todas as semanas, que superação não é sinônimo de ser um super herói e nem é preciso viver fazendo loucuras para demonstrar o quanto é forte. Basta respeitar nossos próprios limites. Saber que queremos e podemos fazer de tudo. Porém, cada um ao seu modo e em tempo diferente.

Ricardo Albino, jornalista, Coluna Sobre Rodas / Tudo Bem Ser Diferente

ricjornalista@hotmail.com / Blog do Ricardo Albino

As opiniões aqui publicadas são de responsabilidade do colunista.

 

