Seminário: educação inclusiva e direito à diversidade

Evento da prefeitura de Aracaju vai ocorrer em novembro

Entre os dias 4 e 8 de novembro, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), irá realizar o VI Seminário Regional da Educação Inclusiva, que tem como tema “Construindo uma concepção de educação para a diversidade”. A abertura do evento será no dia 4 , a partir das 18h no Hotel Riverside. Estarão participando 124 cursistas, entre professores e gestores de 54 municípios, incluindo a capital, que é a cidade polo.

Durante cinco dias serão debatidos diversos assuntos que envolvem todos os oito eixos do Programa de Educação Inclusiva:  Educação para os Direitos Humanos e Cidadania; Educação Ambiental; Educação de Jovens e Adultos; Políticas Educacionais para a Juventude; Educação para as Relações Étnico-raciais; Educação Especial; Educação no Campo; e Educação Indígena.

“O objetivo do Seminário é formar multiplicadores para trabalhar a educação inclusiva de maneira contundente. Para tanto estamos contando com a participação de representantes de 54 municípios. Esses profissionais terão papel fundamental na difusão do conhecimento dentro das escolas”, destaca Jailma Rezende da Costa, representante da Coordenação de Educação Especial da Semed.

Na programação do evento consta diversas atividades como relatos de experiências das Salas de Recursos das unidades de ensino de Aracaju, minicursos, oficinas e palestras. “O Seminário abordará a educação inclusiva e o direito à diversidade de diferentes maneiras, justamente para integrar e estimular o interesse dos cursistas, dando ênfase no conteúdo”, acrescenta Jailma.

O curso será realizado na modalidade presencial, perfazendo um total de 40 horas distribuídas nos cinco dias de evento. Neste período, serão ofertadas duas palestras, seis mesas redondas, nove minicursos, umas reunião técnica para os gestores municipais, uma reunião para os professores e duas horas de relatos de experiências de ações bem sucedidas na área de inclusão e exposição de painéis.

Fonte: Ascom Semed

Anúncios