Acessibilidade no Mineirão, visita e sonho realizado, por Ricardo Albino

UM SONHO REALIZADO

Depois de quase 10 anos, quando ainda era estudante de jornalismo e fui fazer uma matéria sobre a acessibilidade no velho Mineirão, uma surpresa aconteceu no ultimo dia do meu grupo de Atividade de Vida Pratica. Lá estava eu, agora como jornalista, voltando ao maior estádio de Minas Gerais para ver a sua nova cara.

Cada foto antiga, troféu, bola e bandeira histórica que vimos no Museu do Futebol vão ficar na lembrança por muito tempo. As palavras da moça que nos guiava motivaram a dar meus pitacos. Falei tanto que chegaram a sugerir que eu me oferecesse para trabalhar como  guia  também. Confesso que não seria uma má idéia.

Fiquei feliz em ver que os cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida ou necessidades especiais podem curtir não apenas o futebol, mas também eventos culturais ali realizados de maneira confortável e segura. As maiores emoções desse dia, 1/11/13, inesquecível, começaram quando fomos informados que poderíamos chegar até a beira do gramado. Lá dentro, o coração disparou e as lágrimas quase chegaram a descer. Quando olhei para as gabines de imprensa me imaginei como um comentarista em um jogo da copa do mundo.

Chegamos então aos vestiários. Que saudade senti do meu gravadorzinho e do tempo que fazia meus programas de rádio na FM-Lagoinha. Na sala de aquecimento do estádio foi uma festa. Fui para o chão matar voltar aos meus tempos de goleiro. Que delicia! Ralei o braço e saí morrendo de rir. Ia me esquecendo de um detalhe importante. O goleiro anda meio velho, mas continua em forma, não sofri nem um gol.

Para completar a bagunça, enquanto o meu amigo namorava, eu me divertia com  a psicóloga do grupo e a minha amiga, disputando uma corrida maluca e gritando feito louco de braços abertos pela esplanada. Era a alma de passarinho falando mais alto.

As Atividades de Vida Prática deixam lições importantes: arriscar vôos é permitido e amizades valem a pena. Por isto, agradeço de coração a todos do grupo pela confiança e carinho ao longo de mais uma importante experiência  de vida.

Ricardo Albino, jornalista, Coluna Sobre Rodas / Tudo Bem Ser Diferente

ricjornalista@hotmail.com / http:// HYPERLINK “http://ricardo-albino.blogspot.com.br

As opiniões aqui publicadas são de responsabilidade do colunista.

Fotos de arquivo pessoal

