Dica da Terapeuta Ocupacional Infantil Johanna Melo Franco Meu filho precisa de Terapia Ocupacional

aSem TítuloSe seu filho está tendo dificuldade com o funcionamento do dia-a-dia em casa (Alimentação, Higiene, Vestuário, Brincar ou na escola). A criança deve ser avaliada por uma Terapeuta Ocupacional Infantil. O tratamento é concebido para apoiar a criança e sua família quando encontram dificuldades em qualquer uma das seguintes áreas: Motricidade grossa, Motricidade fina, Lateralidade, Brincar, Comportamento, Sensorial  ,

Escola e Atividades de vida Diária -Alimentação/Higiene e Vestuário.

HABILIDADES motora fina 

-Dificuldade preensão do lápis

-Dificuldade graduação da força na escrita

– letra ilégivel e lentidão escrita

-Dificuldade com manuseio da tesoura

-Dificuldade em manipular as ferramentas, como faca, garfo, colher

– Dificuldade de definição da mão dominante destro ou canhoto (lateralidade indefinida) 2-3 anos

– Dificuldades com cores, desenho, traçado

– Dificuldade para amarrar os sapatos, fazer botões(abotoar e desabotoar),abrir/fechar ziper, desembrulhar uma bala, abrir um pacote de biscoito, enroscar e desenroscar, utilizando utensílios domésticos

HABILIDADES Motora Gossa e Lateralidade

–  falta de coordenação motora, desastrada

– confunde os movimentos de esquerda e direita

– baixo tônus muscular

–  falta de equilíbrio

–  pobres habilidade com bola

–  medo de pés saindo do chão

– dificuldade de coordenação de ambos os lados

– Dificuldade cruzamento da  linha média

Atraso no Desenvolvimento 

– Dificuldade nas etapas de desenvolvimento de sentar, engatinhar e andar

– Dificuldade motricidade grossa, fina e lateralidade um nível adequado para idade

-Dificuldade alcançar, preensão, soltar, transferir um objetos de uma mão para outra.

-Habilidades bimanuais (uso de ambas as mãos) para manipular explorar objetos de vários tamanhos

PROBLEMAS Integração Sensorial 

– reação excessiva hipersensibilidade para som, toque ou movimento,

– em resposta a certas sensações ou seja, alta tolerância à dor, não percebe cortes / machucados

– em constante movimento, saltando, batendo, batendo -agitação psicomotora

– facilmente distraídos por estímulos visuais ou auditivas

– emocionalmente reativa

– dificuldades de lidar com a mudança

– incapacidade de auto -regulação

Desordens do espectro autista e Síndrome de Asperger 

– dificuldades de interação social

– dificuldades com o processamento sensorial

– dificuldades com a mudança para novos ambientes

– excessivamente centrada (fixações objetos por exemplo,carros,trens e dinossauros)

– não lidar no ambiente escolar

Dificuldade de Aprendizagem

– incapaz de se concentrar e focar na escola

– facilmente distraídos

– dificuldade em seguir instruções e completar o trabalho

– fadiga com o trabalho escolar

– controle pobre do impulso

–  hiperatividade ou de baixa energia

– dificuldade para aprender novo material

Processamento Visual

– Dificuldade viso-motora e viso-espacial

-espaçamento e tamanhos de letras

– contato visual pobre

– dificuldades com o acompanhamento e cruzamento da linha média

– dificuldade de encontrar objetos entre outros objetos

– dificuldades de cópia de quadro

– confunde direita e esquerda

Brincadeiras, Jogos e Brincar

– Dificuldade brinquedos encaixar, empilhar, montar e desmontar

– precisa de orientação de adultos para iniciar o jogo

– dificuldade de imitação

– não explora os brinquedos de forma adequada

– participa de jogos repetitivos por horas, por exemplo alinhando brinquedos

–  Dificuldade interação com os colegas / irmãos nas brincadeiras

Johanna Cordeiro Melo Franco Terapeuta Ocupacional Infantil Bobath e Integração Sensorial  Blog www.joterapeuta.com.br

Anúncios