Dica da Terapeuta Ocupacional Infantil Johanna Melo Franco

O que é transtorno Desenvolvimento da Coordenação?

a

Transtorno do desenvolvimento da Coordenação (TDC) ocorre quando há atraso no desenvolvimento de habilidades motoras ou dificuldade coordenar os movimentos,que resultam uma incapacidade da criança para desempenhar atividades diárias.Como por exemplo atraso para sentar, engatinhar, caminhar, deixar cair coisas, fraco desempenho nos esportes ou caligrafia insatisfatória. Muitas vezes essa criança é vista como desajeitada, tropeçando com freqüência ou inábil para abotoar suas roupas ou amarrar os cadarços do sapato, fechar zíperes.As Crianças mais velhas podem apresentar dificuldades com os aspectos motores da montagem de quebra-cabeças, construção de modelos, jogos com bola e caligrafia.

As características das crianças com TDC geralmente são notadas primeiro por aqueles mais chegados a elas, pois as dificuldades motoras interferem no desempenho escolar ou nas atividades vida diária (exemplo vestir, habilidade para brincar no parquinho, escrita, atividades educação física).

Acredita-se que o TDC afete 5% a 6% das crianças em idade escolar e tende ocorrer mais frequentemente em meninos. O TDC pode ocorrer sozinho ou pode estar presente na criança que também tem distúrbio de aprendizagem, dificuldade de fala/linguagem e/ou transtorno de déficit de atenção.

a1

Características

-A criança pode parecer desajeitada ou incoordenada em seus movimentos – tromba nas coisas e nas pessoas, derruba ou derrama coisas;

-Pode ter dificuldades com habilidades motoras grossas, finas ou ambas;

-Pode ter atraso no desenvolvimento de certas habilidade motoras – andar de velocípede ou bicicleta, agarrar bola, manejar garfo e faca, abotoar a roupa, escrever;

-Pode ter dificuldades para aprender habilidades motoras novas;

-Pode achar difícil o uso coordenado dos dois lados do corpo – recortar com tesoura, cortar alimento, fazer polichinelo, agarrar bola na queimada, etc.

-Pode apresentar equilíbrio pobre e evitar atividades que requerem esta habilidade;

-Pode ter dificuldade em escrever – é uma atividade que envolve interpretação continua da resposta dos movimento da mão, enquanto novos movimentos são planejados, o que é muito difícil para a maioria destas crianças;

a2

-Pode sofrer problemas emocionais secundários, com baixa tolerância à frustração, auto-estima diminuída, falta de motivação, devido aos problemas para lidar com atividades corriqueiras, requeridas em todos os aspectos da vida.

-A criança pode parecer desinteressada, evitar atividades físicas;pode parecer insatisfeita com seu desempenho;

-Pode se mostrar resistente a mudanças na sua rotina ou no ambiente;

-Pode ter dificuldade em balancear a necessidade de velocidade com a de exatidão – letra boa, escrita lenta.

-Pode ter dificuldades em algumas disciplinas que requerem escrita e organização – matemática, português, redação ditado;

-Pode ter dificuldade em terminar trabalhos no tempo normal;

-Pode ter dificuldade em arrumar sua carteira, armário, mochila

 

Johanna Cordeiro Melo Franco Terapeuta Ocupacional Infantil Bobath e Integração Sensorial  Blog www.joterapeuta.com.br

 

Anúncios