Autismo e aplicativos para tablets

Por Camila Gadelha / D24 AM

A tecnologia na forma de tablets e smartphones já faz parte do nosso dia-a-dia há algum tempo. Por isso, nada mais natural que eles também fossem integrados na rotina de pessoas diagnosticadas com Transtorno de Espectro Autista.

Existem diversas pessoas, como profissionais da saúde, de tecnologia, e até pais, se empenhando na criação de aplicativos que possam auxiliar no tratamento, e também, facilitar a vida dos autistas e seus familiares. Os aplicativos são os mais diversos possíveis, abrangendo as mais diferentes áreas, como por exemplo, a fonoaudiologia e pedagogia.

Abaixo segue lista de alguns aplicativos com suas funções e objetivos detalhados:

Proloquo2Go

Este aplicativo fornece uma solução de comunicação “aumentada” e alternativa para crianças autistas que têm dificuldade em falar. Possui a vocalização de textos, símbolos, conjugações automáticas, um vocabulário padrão e muito mais.  Professores e pais recomendam esse aplicativo para crianças e adultos com autismo, paralisia cerebral, síndrome de Down, deficiência de desenvolvimento, apraxia, acidente vascular cerebral ou traumatismo crânio-encefálico.

Grace

Ajuda crianças com autismo e com outras condições que interferem na habilidade de se comunicar. Essa ajuda ocorre através da construção de frases a partir de imagens relevantes para formar frases. Você pode personalizar o aplicativo usando imagens e o vocabulário da sua escolha. Procura garantir a interação do usuário com o ouvinte e a compreensão das necessidades reais do usuário, ajudando a aumentar as oportunidades de comunicação e a construir a confiança. O iPhone app Grace foi desenhado por Domican Lisa, mãe de dois filhos autistas, na Irlanda.

ICommunicate para IPAD

Ele permite que você crie fotos, flashcards, storyboards, rotinas, horários e informações audio-visuais personalizadas em qualquer idioma. Vem embalado com mais de 100 fotos (cinco primeiras têm áudio) para você começar. Você pode até mesmo adicionar fotos com sua câmera ou usar a pesquisa de imagens do Google.

First then visual Schedule

O aplicativo permite que você crie listas de pistas visuais que fornecem suporte ao comportamento através do uso de imagens que mostram acontecimentos diários (exemplo, rotina matinal), ou passos necessários para completar uma atividade específica (exemplo, usar o banheiro). Esse aplicativo é único na medida em que é completamente personalizável as necessidades individuais de cada usuário. Os usuários podem adicionar gravações de voz pessoal e imagens diretamente de seu computador ou iPhone para criar uma agenda. Essa personalização permite horários a serem criados e atualizados.

Autism Express

É um aplicativo amplamente utilizado. Como as crianças autistas têm dificuldade para expressar suas emoções e interpretar corretamente o significado das expressões faciais, o Autism Express as ajuda a reconhecer e a comunicar diferentes sentimentos mediante interfaces lúdicas de fácil manejo. Desta forma, a criança pode expressar com mais exatidão se está feliz ou triste, se tem fome ou está cansada.

Os aplicativos acima são apenas alguns exemplos das centenas que já existem no mercado, e das outras centenas que vem sendo desenvolvidos. São interessantes na medida em que se torna um instrumento para ajudar e auxiliar, principalmente nas rotinas de casa, das pessoas com autismo e seus familiares.

Eles jamais têm a pretensão de substituir alguma técnica já usada no tratamento das pessoas com Transtorno de Espectro Autista. Eles se tornam um meio interessante na medida em que a pessoas com autismo mostram algum interesse para com a ferramenta.

Referência:

http://www.reabilitacaocognitiva.org/2010/09/os-5-melhores-aplicativos-do-ipad-ipod-e-iphone-para-autistas-terminar/

http://ajuda.discoverybrasil.uol.com.br/terapias-alternativas-ajudam-criancas-com-autismo-e-necessidades-especiais

http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1255768-pais-de-criancas-com-autismo-usam-aplicativos-em-tablets-para-estimular-a-comunicacao.shtml

http://casasaudavel.ne10.uol.com.br/2012/11/01/aplicativos-ajudam-criancas-com-disturbios-de-fala-e-linguagem/

Anúncios