Um mergulho no trauma, Sobre Rodas, por Ricardo Albino

Ricardo

Amigos leitores, saudades! Depois das férias, aqui estou para começarmos mais um ano juntos. Durante nosso descanso, aproveitei para ir ao teatro e conhecer o Mercado Central de Belo Horizonte. Porém, meus passeios perderam espaço na crônica da semana para um desafio pessoal.

Em Janeiro de 2008, quase morri afogado pela terceira vez. Mesmo sabendo dos benefícios da natação na minha vida, o trauma gerou o medo e os dois eram mais fortes que eu. Aos poucos, brincando em piscinas de plástico e aproveitando a oportunidade de ter comigo pessoas importantes nas quais aprendi a confiar, vi que era a hora de mergulhar de cabeça e fazer meus monstros internos beberem água.

Entrar na piscina aquecida em companhia do meu anjo da guarda, modo carinhoso como defino minha professora, me tranquilizaram muito no primeiro dia. Ela me ensinou como meu corpo, devido as limitações que possuo no quadril e nas pernas pode funcionar melhor, evitando maiores transtornos para a pessoa que vos escreve.

Hoje, sei que nunca serei um nadador batedor de recordes mundiais. Mas tenho a chance, a cada aula que faço, mesmo usando espaguete e aparador para que o corpo não afunde mais do que o necessário de melhorar coordenação e força nos braços e pernas, além da minha respiração. Quatro aulas e duas semanas depois, apenas o nado costas ainda apavora um pouco. Já começo a ir de uma borda a outra sem ajuda de elementos, somente com a presença do professor ao lado para qualquer emergência.

Em breve, espero afogar o meu trauma de vez e dar um caldo no medo. Quero mostrar que consigo vencer, fazer o que gosto no meu ritmo, do meu jeito. A minha medalha de ouro na vida será conquistada quando ninguém mais disser que sou preguiçoso ou que não me esforço.

Ricardo Albino, jornalista, Coluna Sobre Rodas / Tudo Bem Ser Diferente

ricjornalista@hotmail.com / http:// HYPERLINK “http://ricardo-albino.blogspot.com.br

Fotos de arquivo pessoal

As opiniões aqui publicadas são de responsabilidade do colunista.

 

