Um video para as crianças ‘sem deficiência’ assistirem – acreditem, é importante! E lindo

Por Sônia Pessoa

Quando a minha colega Tatiana Afonso me marcou no Facebook para chamar a minha atenção sobre esse vídeo, Cuerdas, do diretor espanhol Pedro Solís Garcia, eu pensei que ela estivesse divulgando alguma reportagem sobre educação inclusiva. Como sempre faço dou uma olhada nos e-mails e nas mensagens que recebo e seleciono o conteúdo para publicar por aqui.

O que faz um vídeo sobre dois amigos, um deles com paralisia cerebral ser tão especial? É muito mais do que um vídeo… uma história emocionante de amizade, sonhos, desprendimento, amor, inspiração, literalmente uma história de educação.

Quando os amigos se abraçaram e dançaram juntos no video havia tantas lágrimas nos meus olhos que foi difícil assistir até o final. Eu só pensava na frase que uma outra amiga me disse há um tempo… a filha estuda em uma escola onde há elevador para cadeirantes mas não há alunos com necessidades educacionais especiais. E a criança perguntou um dia para que o elevador se crianças em cadeiras de roda não vão à escola…

Esse vídeo, para mim, é daqueles para ser mostrado aos pais, aos educadores, aos filhos… é um vídeo para se mostrar na escola, para trabalhar em sala de aula… é daqueles que emocionam, mas deixam na gente a sensação da simplicidade do gesto, da ação pequena, cotidiana, espontânea, natural, que faz uma diferença gigantesca na vida de tanta gente… que faz tanta diferença na vida da gente…

Tatiana, obrigada pela lembrança, sem palavras… Ao diretor Pedro Solís Garcia, obrigada por tanta sensibilidade! Os prêmios que você ganhou são apenas um lembrete do quanto o seu trabalho é importante, especial, único…

obs: há uma versão com legendas em português mas eu não consegui baixar aqui…

 

 

 

CUERDAS trailer from lafiestapc on Vimeo.