I JORNADA CIENTÍFICA DE ACESSIBILIDADE CULTURAL

Fonte Blog Ponto de Mutações

I Jornada Científica de Acessibilidade CulturalPrezados parceiros, colegas e amigos

O Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural, realizado pelo Departamento de Terapia Ocupacional da UFRJ em parceria com a Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do MinC, está encerrando suas atividades.

Entre 2013/2014, realizamos para além de nossa atividade de formação junto as disciplinas, o I Encontro Nacional de Acessibilidade Cultural (UFRJ), o III Seminário Nacional de Acessibilidade em Ambientes Culturais (UFRGS) e a Livre Conferência de Acessibilidade Cultural como atividade inaugural de nossa formação.

Os eventos acima, aberto ao público em geral, fizeram parte da disciplina Politicas e Diversidade Cultural, e ao longo do curso, os alunos qualificaram os encaminhamentos propostos pelos participantes, apresentando cerca de 40 propostas para a III Conferência Nacional de Cultura. Conquistamos, entre outras, a aprovação da proposta 3.18 como uma das prioridades do eixo III “Cidadania e Direitos Culturais” na Conferência. Acessibilidade Cultural para pessoas com deficiência agora é pauta da política nacional!

Após um ano de muito trabalho potencializando a Rede de Articulação, Fomento e Formação em Acessibilidade Cultural, estamos encerrando a formação da I turma de especialistas em Acessibilidade Cultural do país, com a realização de nossa I Jornada Científica de Acessibilidade Cultural. 

Ao todo são 40 Trabalhos de Conclusão de Curso – TCCs, propõe reflexões e alternativas para a implementação de projetos, programas e ações culturais acessíveis para pessoas com deficiência.

O evento é aberto ao público, e oferecerá certificação.

Ofereceremos acessibilidade física e tradução em libras.

A programação pode ser verificada no site: http://www.medicina.ufrj.br/acessibilidadecultural/sitenovo/

Anúncios