Tina Descolada é resgatada!!!!! A escrita e a terapia, por Marta Alencar

_MG_0460
Era uma vez… O resgate da Tina descolada.

“A escrita nada mais é do que um sonho portador de conselhos” (Jorge Luis Borges 1899-1986).

No reino da realidade, a Tina continua em apuros nas “mãos inimigas” dos bandidos alagoanos. No reino do imaginário, a “Tina volta”.
Volta por meio de histórias, sobre o seu resgate, contadas por crianças que se envolveram emocionalmente com a suposta violência vivida por uma personagem que mora na imaginação delas…

É bem possível que alguns tenham se colocado no lugar da Tina … e para ajudar na elaboração de um desfecho, convidei algumas crianças para traduzir suas emoções em palavras.

Aqui segue a primeira história da série, criada por Izabela Ribeiro Silva, 12anos:
(Izabela, aproveitou a sessão de Terapia Ocupacional para digitar sua história e treinar a escrita).

_MG_8853

“Herge (Herge del Rio – namorado da Tina que mora em Lisboa) vem para o Brasil para investigar o paradeiro da Tina e descobre a localização dela no Rio de Janeiro. Herge foi procurar por ela em Ipanema, em uma casa abandonada. Chegando lá encontrou o anel da Tina. Foi procurar mais pistas, mas não encontrou. Herge ouviu um barulho que vinha do quarto, foi até lá e arrombou a porta e encontrou ela amarrada em sua cadeira de rodas. Herge desamarrou e a levou para fora da casa. Tina e Herge se beijaram e foram passear.”

Pesquisas dentro da psicologia mostram que escrever sobre experiências traumáticas podem nos ajudar a compreender melhor questões que nos inquietam, como elaboração de perdas e aceitação do luto e da separação. Escrever ajuda a elaborar e superar as experiências desagradáveis. É como se, ao serem colocadas no papel, nossas emoções se tornassem mais claras.

Mais histórias serão publicadas no novo espaço (Blog)

http://www.tinadescolada.com

* Por Marta Alencar, psicóloga clinica, fotografa e empreendedora social –

page2image9560

http://www.altaestima.org – Iedealizou a personagem Tina descolada – http://www.tinadescolada.com Assina a coluna: Tina descolada – agente de inclusão, publicada as terças feiras em http:// http://www.tudobemserdiferente.com

** As opiniões aqui publicadas são de responsabilidade da colunista.

page3image3008 page3image3168 page3image3328 page3image3488

Anúncios