Jangada acessível da Tina Descolada, uma aventura segura, por Marta Alencar

_MG_8831 _MG_8868 _MG_8893Sempre que viajo busco com antecedência informações de lugares para eu me aventurar de maneira segura e confortável e que atenda as minhas necessidades. Vejam que incrível a minha descoberta na viagem para Maceió, capital de Alagoas – A primeira jangada acessível do Brasil.

_MG_8896

“Projeto desenvolvido pelo Arquiteto e Urbanista Ergonomista Jorge Luiz Silva, traz acessibilidade para as pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida realizarem o passeio às Piscinas Naturais da Pajuçara com segurança, ergonomia e independência e busca promover a transformação positiva da atividade de jangadeiro.

Este slideshow necessita de JavaScript.

As jangadas são mais largas que as tradicionais e com espaços facilmente adaptáveis para transporte de pessoas que utilizam cadeira de rodas e pessoas com pouca mobilidade, obesas ou acompanhadas de crianças, proporcionando melhor estabilidade e segurança, fazendo com que estas se sintam confiantes na realização do passeio.

_MG_8853

Maceió, além de belas praias, tem ótimas condições topográficas no litoral da Pajuçara, com suas águas abrigadas pelos arrecifes que favorece a implantação do projeto e de um espaço de praia único no Brasil onde todas as pessoas, incluindo aquelas com deficiência e com mobilidade reduzida, possam desfrutar de lazer com segurança, ergonomia e independência. Outros fatores importantes e que contribuíram com a proposta foram à orla de Maceió que, apesar de não estar 100% dentro do que estabelece a Norma Técnica de acessibilidade, está acima da média nacional, e possuir o aeroporto do Brasil que oferece as melhores condições de acessibilidade dentro das normas técnicas. “Com as jangadas estamos dando um passo adiante na cidadania” e na construção de uma “Maceió Acessível”, argumenta Jorge Luiz.

_MG_8831

Foi uma experiência maravilhosa, recomendo a TODOS!!!
* Por Marta Alencar, psicóloga clinica, fotografa e empreendedora social –

_MG_8807

http://www.altaestima.org – Iedealizou a personagem Tina descolada – http://www.tinadescolada.com Assina a coluna: Tina descolada – agente de inclusão, publicada as terças feiras em http://www.tudobemserdiferente.com

** As opiniões aqui publicadas são de responsabilidade da colunista.

Anúncios