Oficinas inclusivas com a Tina Descolada e a Marta Alencar! Venha participar!

_MG_0209Oficinas inclusivas – para ir além do virtual

Meu propósito, como agente de inclusão, é ir além do virtual. Por esse motivo, iniciei com o projeto de oficinas inclusivas.

Não me basta inspirar. Quero proporcionar às crianças e adultos, com e sem deficiências, situações que promovam experiências enriquecedoras e gratificantes, por meio de atividades lúdicas, concretas e significativas. Pretendemos transformar cada participante das Oficinas Inclusivas em um multiplicador do conceito e da prática de uma sociedade inclusiva em suas ações diárias por meio da arte.

Para desenvolver habilidades diversas tais como:

  • Coordenação, expressão corporal, criatividade, iniciativa.
  • Conhecer os interesses e possibilidades uns dos outros;
  • Discutir e trocar idéias, dar sugestões;
  • Atender, incentivar e apoiar as necessidades e interesses;

• Interação, sociabilização no grupo;
• Favorecer o convívio e aprender a respeitar as diferenças e

Promover o desenvolvimento de um pensamento inclusivo.

A primeira oficina que realizamos em parceria com a Patrícia de Deus idéias e papéis, foi uma oficina de cadeiras de rodas, feitas em madeira, para bonecas.

Convidamos 5 meninas usuárias de cadeiras de rodas e abrimos inscrições para mais 5 com desenvolvimento típico. Em uma manhã de sábado decoramos a rua Fernandes Tourinho na Savassi (Belo Horizonte, MG) em frente à loja Patrícia de Deus.

Nesse encontro, as meninas tiveram oportunidade de conviver com a diversidade, colaborar e customizar as cadeirinhas, aplicando seu potencial criativo.

A segunda oficina inclusiva será de brinquedos descolados: a realizar no Centro de Arte Popular, nos dias 20 e 30 de maio de 14 às 17hs. Para pessoas, com e sem deficiência a partir de 08 anos, que se interessarem.

Enquanto envolvemos a linha na armação de arame, desenvolvemos as relações com a diversidade.

A arte é, sem dúvida, a melhor forma de expressão interior. É através dela que o indivíduo pode visualizar concretamente seus sentimentos e anseios.

 

* Por Marta Alencar, psicóloga clínica, fotógrafa e empreendedora social.

http://www.altaestima.org – Idealizou a personagem Tina descolada – http://www.tinadescolada.com Assina a coluna: Tina descolada – agente de inclusão, publicada às terças feiras em http://www.tudobemserdiferente.com

** As opiniões aqui publicadas são de responsabilidade da colunista.

page3image5064 page3image5224 page3image5384

Anúncios