Tudo bem ter rodas? Por Tina Descolada e Marta Alencar

Tudo bem ter rodas- – TBSD – doc

Marta-1Em sequencia ao meu texto anterior, onde termino dizendo: “…no fundo, a maioria de nós, sonha em andar com as próprias pernas e nossos desejos potencializam quando enfrentamos as dificuldades no nosso cotidiano”.

Os 3 segundos de transmissão do chute de honra da copa do mundo gerou um desajuste de expectativas entre os interessados que esperavam uma grande cena e o que realmente aconteceu. Mas… a fabulosa invenção do exoesqueleto, serviu para manter a minha mente ativa e por isso quero refletir um pouco mais a fundo com vocês.

Me senti feliz ao ler o depoimento do rapaz que foi o experimentador do robô, me pareceu um sentimento legítimo e gerador de esperança – “Realmente, naquele momento, eu voltei ter a sensação de andar novamente. Senti uma grande emoção!”

E para muitos que possuem sequelas de Disfunção Neurológica e nunca experimentou andar, o que essa pesquisa provoca?
Será que estão realmente confortáveis na sua situação/ posição?

Para a maioria dos familiares e dos próprios amiguinhos cadeirantes que convivo, eles sonham em um dia andar com as próprias pernas.
Mesmo aqueles que são informados sobre a sua realidade, ou seja, que atualmente é impossível, do ponto de vista da medicina e da reabilitação, mesmo assim, mantem viva a esperança.

Por quê?
Será porque sonhar ameniza a realidade?

Por quê?
Será porque, são influenciados pela tradição religiosa, onde a maioria se apega, acreditando que: “Se for da vontade de Deus, vou andar!”; “Tenho fé em Deus que um dia, vou andar!”ou, “Para Deus nada é impossível!”
E, a partir desse experimento, acredito que temos mais um motivo para sonhar. Que a pesquisa evolua também para os que possuem sequelas de Disfunção Neurológica. Sonhar, desejar, buscar… não contentar com a realidade, são propulsores para a evolução da humanidade.

Então, será que andar mora no desejo dos que usam rodas para se locomover – vamos dizer, da maioria – assim como voar habita os sonhos dos que andam???

_MG_3806

 

Anúncios