A Feira da Gratidão e a solidariedade, por Tina Descolada e Marta Alencar

IMG_1741

Ser solidário é legal!!!

Sou uma ativista da solidariedade, a Feira grátis de Gratidão” que aconteceu em minha cidade (Belo Horizonte) nesse final de semana foi uma boa pedia para eu praticar o ato de solidarizar. Levei um jardim de rosas solidárias e algumas roupas em bom estado de uso para doar a quem se interessasse. Fui incrível!!! Gratificante e enriquecedor participar do evento.

Trago para vocês a opinião de uma nova amiga portuguesa, Mafalda Ribeiro, sobre esse nobre valor:

“O ato de ser solidário não é somente sinônimo de dar; é também de receber. Todos precisamos uns dos outros em todos os dias do ano. Não estamos a falar de tendências da moda. E a reciprocidade da solidariedade quer-se muito além do que é material; às vezes, a presença, a companhia, a atenção, um olhar disponível e um sorriso sensível a alguém valem mais do que uma transferência bancária de um donativo.

A solidariedade constitui-se num dos mais fundamentais princípios da vida social. É um valor que se atribui aos outros e à comunidade que reúne os homens. Este valor traduz-se em atos concretos como partilhar, ajudar, acompanhar, aceitar, integrar, cuidar e preocupar-se. Logo, quem o faz, deveria fazê-lo com a mesma naturalidade com que esfrega os olhos para o dia todas as manhãs. Se assim fosse, um ato simples e direto de amor para com alguém, que não tem de ser um amigo ou um familiar – basta que seja um ser humano, igual a qualquer um de nós –, não precisaria de esperar por iniciativas pontuais denominadas “campanhas de solidariedade”. Se ser solidário fizesse parte da nossa agenda diária a essência de que a humanidade é feita seria cumprida com êxito”.

(Mafalda Ribeiro – Mafaldisses pag. 75, Papiro Editora -Porto/portugal – 2008 )

Este slideshow necessita de JavaScript.

* Por Marta Alencar, psicóloga clinica, fotografa e empreendedora social –

http://www.altaestima.org – Iedealizou a personagem Tina descolada – http://www.tinadescolada.com Assina a coluna: Tina descolada – agente de inclusão, publicada as terças feiras em http://www.tudobemserdiferente.com

** As opiniões aqui publicadas são de responsabilidade da colunista.

Anúncios