Teatro acessível? Sobre Rodas, por Ricardo Albino

teatro 1

Cultura Acessível em BH

Quando terminei minhas Atividades de Vida Prática, a equipe colocou como meta para mim e meus colegas de grupo a tarefa de sair de casa pelo menos duas vezes na semana. Do fim de 2013 até hoje, confesso que cumpri o desafio proposto em quantidade bem menor que gostaria, seja por impossibilidades arquitetônicas, falta de companhia motorizada ou não e, em alguns momentos, um certo desanimo familiar. No entanto, fiz algumas viagens e conheci alguns espaços culturais da capital mineira, teatros novos e outros reformados.

Uma boa comédia teatral e um repertório musical variado fizeram parte das minhas andanças antes, durante e depois da Copa. Quero dizer que o teatro Bradesco está aprovado com louvor quanto a sua acessibilidade. Além do estacionamento, das rampas e do elevador para cadeirantes, a localização de dez lugares reservados para cadeiras e seis poltronas para obesos é algo que eu só tinha visto por aqui em cinemas. Falando na sétima arte, salas de alguns shoppings já facilitam o acesso interno de deficientes visuais com a áudio descrição simultânea dos filmes.

Como sou um verdadeiro sambista de cadeira, levei a possante para conhecer o cine teatro Brasil e ver qual deles estava mais acessível e bonito depois de uma reforma. Se não estou enganado, aquele lugar bonito e aconchegante, quando era cinema foi ponto de encontro de muitos casais. Hoje, a maneira de cadeirantes chegarem ao teatro é o elevador. Por dentro, o local tem formato de uma pequena e gostosa arena que aproxima o público do artista no palco.

Também fomos curtir música clássica na Praça da Liberdade. O problema maior do evento foi encontrar vaga para estacionar. Em breve pretendo ver como ficaram o Paládio, o Francisco Nunes e o Marília que também estão de cara nova. Aproveite que a lei nos garante o direito a meia entrada e também aos acompanhantes e mostre que você tem cultura na veia.

Teatro 2

Ricardo Albino, jornalista, Coluna Sobre Rodas / Tudo Bem Ser Diferente

ricjornalista@hotmail.com / http:// HYPERLINK “http://ricardo-albino.blogspot.com.br/”HYPERLINK “http://ricardo-albino.blogspot.com.br

Fotos de arquivo pessoal

As opiniões aqui publicadas são de responsabilidade do colunista.

Anúncios