Palestra gratuita: O impacto dos meios eletrônicos na criança e no adolescente com Valdemar Setzer, professor da USP

Valdemar-Setzer

 

Escritor e professor da USP fala sobre os impactos dos meios eletrônicos nas crianças

As crianças pequenas  devem ter acesso  aos meios eletrônicos? Quais os riscos da exposição precoce aos computadores, à Internet, à TV  e afins?  E na adolescência,  a livre  exposição pode representar riscos?

Essa  discussão,  que divide estudiosos da educação na era dos smart phones e da internet móvel, é o tema da palestra gratuita que o escritor e professor titular do Departamento de Ciência da Computação da USP,  Valdemar Setzer , profere no Instituto Ouro Verde (INOV).  Setzer  é autor de 12 livros técnicos e educacionais publicados no Brasil e no exterior, incluindo a obra “Meios Eletrônicos e a Educação: uma visão alternativa”, com a 3ª. edição esgotada, mas todos os capítulos estão disponíveis no site do escritor.   O professor defende o modelo de ensino preconizado pela pedagogia Waldorf, que sugere  que os meios eletrônicos sejam  evitados no processo de aprendizagem das crianças e  apresentados o mais tarde possível.

Setzer afirma que a infância é o momento de brincar livremente, de desenvolver a criatividade e que só assim se formam adultos criativos. “Os meios eletrônicos aceleram o desenvolvimento intelectual e emotivo das crianças, podem provocar doenças como stress, obesidade e seus desdobramentos,  além do risco de criar dependência e de elas acessarem conteúdos inapropriados”, destaca.

O acesso das crianças aos meios eletrônicos tem sido cada vez mais discutido no mundo todo.  No Vale do Silício, na Califórnia (EUA),  por exemplo,  não são raros  os executivos de empresas de alta tecnologia que optaram pelo  modelo Waldorf de ensino pelo fato dessas escolas não usarem meios eletrônicos, especialmente computadores, como mostrou uma reportagem do jornal New York Times reproduzida pela Folha de S. Paulo.

Sobre o Instituto Ouro Verde

O Instituto Ouro Verde (INOV) é uma escola de ensino infantil e fundamental, sem fins lucrativos, que adota a Pedagogia Waldorf alinhada aos preceitos de uma Escola Verde. Está localizada próximo à estrada de Nova Lima, a 15 minutos do bairro Belvedere. No INOV, a mata, o riacho e a natureza são continuidade natural do espaço de aprendizagem dos alunos. A escola adota programas continuados de educação ambiental  em parceria com as ONGs ambientais PRIMO e CRESCE, por meio de atividades como  a produção de adubos naturais e o cultivo da horta. A educação alimentar é desenvolvida junto aos alunos diariamente no Espaço Cozinha Viva.

Saiba mais em  www.institutoouroverde.com.br

O  professor Valdemar Setzer está disponível para entrevistas.

AGENDA

Palestra do escritor e professor Valdemar Setzer  

Quando: Dia 24/10 (sexta-feira), das 19h30 às 21h30

Onde: Rua dr. Lunds, 1380 – Bairro Ouro Velho – Nova Lima

TemaO impacto dos meios eletrônicos na criança e no adolescente; o que fazer?

Inscrições na secretaria

secretaria@institutoouroverde.com..br

Tel: (31) 3581.7549 – (31) 8645.0862

ENTRADA GRATUITA  (caixinha para contribuições livres)

Anúncios