Menino cego de três anos interpreta os clássicos nas teclas

Menino cego de três anos interpreta os clássicos nas teclas

Um menino cego de três anos está a ser chamado de «génio musical» devido às suas interpretações de clássicos como Wagner ou Tchaikovsky.

Branko Dvorecky, de Bratislava, na Eslováquia, começou a tocar depois de «apanhar de ouvido» o genérico da série «Duck Tales».

Um ano depois, a criança, que nunca teve aulas de piano, aprendeu alguns temas de música pop e até dos clássicos incluindo «Tristão e Isolda», de Wagner; e «O Lago dos Cisnes», de Tchaikovsky.

«O Branko é um presente dos céus», disse a mãe Elena, de 35 anos. «Quando soube que ele era cego fiquei triste e um pouco zangada. Mas agora penso que é um verdadeiro tesouro», afirmou, citada pela imprensa britânica.

«Quando ainda era bebé, adorava os brinquedos musicais e tentava tocar no nosso sintetizador. Depois começou a ouvir música clássica e gostou tanto que aprendeu as notas. Ainda só consegue dizer algumas palavras, mas já sabe tocar Bach!».

Já o pai, Martin, de 37 anos, sublinha que «O mais espantoso é que ele nunca teve aulas. Simplesmente começou a tocar e agora parece saber onde estão as teclas certas».

«Ainda falha algumas notas, mas já toca melhor do que eu e eu ando a aprender há 10 anos», acrescentou.

Ladislav Chylek, de 33 anos, que mora junto à residência do menino, afirmou «Quando ouvi pela primeira vez a música a vir da janela, pensei que o Martin tinha finalmente aprendido a tocar».

«Mas depois descobri que era na verdade era o pequeno Branko e fiquei em choque. Ele é um verdadeiro prodígio musical, um pequeno Mozart», comentou Chylek.

Uma professora de música local, Kristyna Kolarova, apontou que é «muito raro encontrar um talento assim em alguém tão novo e que também é cego».

Confira o vídeo clicando aqui!

Anúncios