Boneco artesanal, feito em casa, uma brincadeira em família, por Sabrina Santos

pedro sapo

Convidei a jornalista Sabrina Santos para nos apresentar o passo a passo do Sapo Pedro, que ele fez em casa, com moldes e tecidos. Que tal fazer em casa com os filhos? É uma oportunidade para um programa em família e para desenvolver presentes produzidos com carinho sem a necessidade de comprar…

Materiais:

Feltro verde para o corpo, mãos e pés e branco para os olhos.

Tecido estampado para a barriga, pernas e braços. Para a gravatinha e nome na barriga.

Linha na cor feltro e dos tecidos e agulha.

Cola universal para artesanato e cola quente.

Manta acrílica para encher o boneco.

Botões meia pérola para os olhos e comum para o detalhe da gravata .

Primeiro risque os moldes como nos anexos em papel ou cartolina.

A barriga tem 23×18 cm. Braços e pernas sem as mãos e pés tem 28cm de comprimento e 10 cm aberto. Tem que ter 5 cm fechado.

As mãos tem 8x10cm e os pés tem 9x12cm.

A cabeça tem 21x14cm. 21cm de bochecha a bochecha e 14cm do olho até o fim da cabeça.

Depois de riscado os moldes, transfira os modelos para o feltro e o tecido. São duas vezes para cada um.

Unindo as partes e construindo o boneco:

20141113_133938 sapo wip

Primeiro costure os pés e mãos nas pontas das pernas e braços. Depois una o frente e verso das mãos e pés. Em seguida costure os braços e pernas. E costuro do avesso e depois depois desviro com um pincel. Encha com a manta acrílica.

Faça os detalhes do rosto como boca, olhos e bochechinhas cor de rosa. Para a parte preta dos olhos, usei um botão meia pérola. É só cortar a alcinha de trás com alicate e colar com cola quente no branco dos olhos. A boca eu fiz usando ponto atrás.

A parte branca dos olhos podem ser colados no rosto com cola quente. As bochechas rosa também mas eu preferi costurar pois o acabamento fica melhor.

Depois costure o tecido redondo da barriga. Em seguida corte as letrinhas do nome no tecido da cor que escolher. Um dica legal é passar cola branca no verso do tecido e esperar secar. Assim o tecido não desfia e fica fácil de cortar. Depois cole as letras na barriga com a cola universal para artesanato.

Depois costure as duas partes do corpo colocando os braços e pernas que já estão enchidos. Por último costure a cabeça no corpo. Coloque um palito de churrasco enrolado na manta acrílica para deixar o pescoço durinho se quiser. https://www.youtube.com/watch?v=pRqZUTobyeE

Faça depois uma gravatinha em tecido e cole no boneco com cola quente. Use um botão para enfeitar o meio!