Ginastas envolvidos em incidente racial são oficialmente afastados da seleção

Vi@ Redação Pragmatismo Político

Ginastas envolvidos em escândalo de racismo estão temporariamente fora da seleção brasileira. Arthur, Fellipe e Henrique não poderão participar de qualquer evento nacional ou internacional, além de terem os incentivos financeiros e bolsas suspensos

racial racismo ginastas ângelo assumpção
Ginastas são afastados após divulgação de vídeos de agressões racistas contra Ângelo Assumpção (reprodução)

A Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) anunciou oficialmente, nesta quarta-feira, que os atletas Arthur Nory Mariano, Fellipe Arakawa e Henrique Flores serão afastados da Seleção masculina, após “brincadeira” racista que fizeram com Ângelo Assumpção em um vídeo.O afastamento preventivo estará em vigência a partir da quinta-feira, pelo período de 30 dias ou até a decisão final da entidade.

No polêmico vídeo publicado na rede social Snapchat de Arthur Nory na última semana, ele, Fellipe e Henrique faziam comentários racistas sobre Ângelo Assumpção, que aparece na gravação, parecendo estar constrangido com as ofensas dos colegas de equipe.
Na mesma gravação, os ginastas tentam fazer as pazes com Ângelo, que não parece querer conversar com os companheiros Arthur, Fellipe e Henrique. Só depois Ângelo apareceu em um vídeo de pedido de desculpas, parecendo estar mais tranquilo.

Com o afastamento, Arthur, Fellipe e Henrique estão fora de qualquer evento nacional ou internacional, além de terem os incentivos financeiros e bolsas suspensos. A decisão final caberá ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) da Ginástica.

Em seu Instagram, Nory disse que passou dos limites: “Aqui é uma equipe e está tudo bem. Exageramos e passamos dos limites. Aqui todo mundo gosta de todo mundo. Por favor, não nos entendam mal”.

Confira o comunicado da CBG:

Na tarde desta quarta-feira (20), a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) anunciou oficialmente que os atletas Arthur Nory Mariano, Fellipe Arakawa e Henrique Flores serão afastados da Seleção de Ginástica Artística Masculina. O afastamento preventivo se dará a partir desta quinta-feira (21), pelo período de 30 dias ou até a decisão final a respeito do vídeo publicado em uma rede social na última semana, conforme resolução 001/2015.

“A Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), considerando (i) análise preliminar de fatos e relatórios e publicações em mídias e redes sociais envolvendo atletas da seleção nacional por questões disciplinares; (ii) encaminhamento do feito ao STJD da Ginástica, instância desportiva competente que funciona junto à entidade, na forma do art. 50 e ss da Lei 9615/98; (iii) o disposto nos arts. 48 e seguintes da Lei 9615/98, arts. 30, parágrafo 2°., alíneas “j” e “u”, 47 a 59 do Estatuto da CBG.

RESOLVE

Afastar preventivamente da seleção nacional e eventos nacionais e internacionais, e suspender a concessão de bolsas e incentivos financeiros pelo prazo de 30 (trinta) dias, ou até decisão final sobre o caso pela CBG e STJD da Ginástica, os atletas da seleção de Ginástica Artística Masculina, Srs. Arthur Nory Oyakawa Mariano, Fellipe Arakawa Ferreira e Henrique Flores.”

informações de Gazeta Esportiva

Anúncios