50 anos de experiência do CVV é tema no Simpósio Latino-americano de Prevenção ao Suicídio

Evento será realizado em Belo Horizonte entre 11 e 13 de junho

A ASULAC – Associação de Suicidologia da América Latina e Caribe realiza entre os dias 11 e 13 de junho, em Belo Horizonte, o Simpósio Latino-americano de Prevenção ao Suicídio, evento voltado a todas as pessoas interessadas em conhecer e debater o assunto que mata uma pessoa a cada 40 segundos no mundo, sendo a segunda causa de morte de jovens entre 15 e 29 anos.

A experiência do CVV na prevenção do suicídio adquirido em mais de 50 anos de atuação será apresentada pelo membro do Conselho Diretor do CVV, Antonio Carlos Braga, no dia 13, às 8h30. O CVV é uma ONG que oferece apoio emocional gratuitamente, por meio exclusivo de voluntários devidamente selecionados e capacitados, de forma a auxiliar as pessoas que se sentem solitárias ou angustiadas e precisam desabafar. Esse modelo de apoio como forma de prevenção do suicídio é internacionalmente reconhecido, recebendo o nome de linha de crise ou hot line.

No Brasil, pelo menos uma pessoa tira a própria vida a cada 45 minutos e outras duas, tentam se matar no mesmo período, sendo mais fatal do que o câncer de colo de útero e a AIDS.

Além de Antonio Carlos, outros oito brasileiros se apresentarão no Simpósio, sendo os médicos Dra Alexandrina Meleiro, Dr. Carlos Felipe D’Oliveira, Dr. Fábio Souza, Dr. Humberto Corrêa, Dra. Maila Castro Neves, Dra. Nadia Verônica Halboth, Dr. Neury Botega, e a psicóloga Vivian Zicker.

O suicídio no Brasil
• No Brasil, 1 pessoa morre vítima de suicídio a cada 45 minutos e ao menos outras 60 tentam tirar a própria vida por dia.
• No mundo, uma pessoa se mata a cada 40 segundos.
• Segundo pesquisa da Unicamp, 17% dos brasileiros pensaram seriamente em cometer suicídio no decorrer de suas vidas.
• De todos os casos, mais de 90% poderiam ser evitados.
• Quem tenta suicídio pede ajuda, ao contrário do diz o mito.

Apesar da seriedade do assunto, o suicídio ainda é um tabu na sociedade brasileira o que dificulta a sua prevenção. O CVV acredita que uma forma importante de se evitar novos casos é conversar sobre o assunto para derrubar mitos e quebrar tabus.

Serviço
Simpósio Latino-americano de Prevenção ao Suicídio
Data: 11 a 13 de junho de 2015
Local: AMMG (Associação Médica de Minas Gerais) – Av. João Pinheiro, 161 – Belo Horizonte / MG
Valores: a partir de R$ 100,00
Mais informações e inscriçõeshttp://www.simposiosuicidio2015.com.br/index.php
Realização: ASULAC – Associação de Suicidologia da América Latina e Caribe
Sobre o CVV

O CVV – Centro de Valorização da Vida, fundado em São Paulo em 1962, é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal em 1973. Presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. Os mais de um milhão de atendimentos anuais são realizados por 2.200 voluntários em 18 estados mais o Distrito Federal, pelo telefone 141 (24 horas), pessoalmente (nos 68 postos de atendimento) ou pelo site www.cvv.org.br via chat, VoIP (Skype) e e-mail.

Outras informações também podem ser obtidas na nossa página www.facebook.com/cvv141

É associado ao Befrienders Worldwide (www.befrienders.org), entidade que congrega as instituições congêneres de todo o mundo e participou da força tarefa que elaborou a Política Nacional de Prevenção do Suicídio do Ministério da Saúde.

Anúncios