Estatuto da Pessoa com Deficiência: Agentes da Inclusão, Sobre Rodas, por Ricardo Albino

Somos agentesAGENTES DA INCLUSÃO

A princípio, eu iria falar sobre a contação de história que fiz no festival Superando Barreiras, porém, esse assunto ficará para a próxima devido ao fato da Presidente, nesta semana, ter sancionado o Estatuto da Pessoa com Deficiência.

Acredito ser um grande passo para superarmos barreiras. É importante, a partir de agora, não deixarmos que o Estatuto seja mais um para o amontoado de leis apenas no papel. Cada um de nós, com algum tipo de necessidade especial ou não, é um cidadão, pode e deve ajudar a fiscalizar o seu cumprimento. A nós, pessoas com deficiência, agentes da inclusão, cabe ocupar o espaço conquistado, direito cidadão e dever do Estado. A bola está em jogo e a taça da inclusão nos espera.

Caso o leitor entenda que fiscalizar seja uma expressão muito forte fique à vontade para ser um tomador de conta da cidadania. São direitos que merecem ser respeitados e que em uma pátria inclusiva precisam realmente ser levados a sério.

Espero de coração que a coisa evolua para o bem o mais rápido possível. Em breve quero estar na Coluna Sob Rodas contando histórias positivas baseadas no cumprimento do Estatuto. Não vamos deixar que surjam mais histórias da carochinha, porque destas os contadores de historia já tem muitas para contar.

Ricardo Albino, jornalista, Coluna Sobre Rodas / Tudo Bem Ser Diferente

ricjornalista@hotmail.com / http:// HYPERLINK “http://ricardo-albino.blogspot.com.br

Fotos de arquivo pessoal

As opiniões aqui publicadas são de responsabilidade do colunista.

Anúncios