PLANTANDO HISTORIAS, Sobre Rodas, por Ricardo Albino

camisa

Amigos leitores, o que é ser diferente? Dias atrás, ganhei de presente uma camisa com a frase ‘’Ser diferente é normal’’. Para nós, tudo bem ser diferente. Afinal, ‘’somos todos iguais nas diferenças’’. Deveria ser assim, porém, ainda não é. Às vezes, confesso ter dúvida se algum dia verei o Brasil e o mundo como gostaria e tento fazer minha parte para transformar.

Por outro lado, sempre que bate um desanimo, peço a Deus que mande um sinal se o caminho escolhido está certo. Curiosamente, quase sempre a resposta chega através das crianças de todas as idades e também de amigos que seguem confiantes na capacidade de tornar um objetivo realidade.

Na última semana fui contar história em um importante colégio de Belo Horizonte. O livro foi escrito por dois amigos e ex-professores da época de faculdade e fala de um garoto que sonhava ter um cachorro. Fui a duas salas e na segunda turma, a professora perguntou o motivo da minha escolha por aquela história. Respondi que por mais longo e difícil que pareça sonhar, nunca desistam. Bateram palmas carinhosamente, agradeceram nossa visita e uma garota diz: “Que você realize todos os seus sonhos”. Naquele momento, percebi que poderia contar a minha própria história. Estaria mais uma vez tendo a oportunidade de ao dividir momentos vividos e contados aqui, multiplicar fatos novos, nascidos no local onde cresce a vontade de saber e se constrói o sentido amplo da inclusão.

Enfim, por mais difíceis que as coisas possam parecer, sempre existe uma possibilidade para ensinar aquilo que se aprende e aprender um pouco mais com aqueles que têm paciência e vontade de ensinar. Sei que preciso continuar, pois ao final de cada projeto, um grande presente vou ganhar. Algo mais gostoso que biscoito. Melhor que chocolate. Sorrisos, abraços, lembranças e quem sabe, amigos que no jardim do futuro vou colher, após regar boa semente que agora juntos, começamos a plantar.

Ricardo Albino, jornalista, Coluna Sobre Rodas / Tudo Bem Ser Diferente

ricjornalista@hotmail.com / http:// HYPERLINK “http://ricardo-albino.blogspot.com.br

Fotos de arquivo pessoal

As opiniões aqui publicadas são de responsabilidade do colunista.

Anúncios