Aos pais e mães de filhos com desenvolvimento típico (pessoas sem deficiência), Mamãe Down Up, por Ana Flávia Jacques

6490cdb7-66fb-46b6-8c55-b6e96fadf7feAos pais e mães de filhos com desenvolvimento típico (pessoas sem deficiência),
Leiam o texto no link abaixo e nos ajudem a formar uma sociedade mais inclusiva! Vejam: http://bit.ly/1PjP0aZ
A inclusão é boa pra todas as crianças! Por que algumas pessoas ainda olham pra minha filha com carinha de espanto, dó ou outros rostos que conheço bem? Ou olham assim para uma criança com autismo ou qualquer tipo de “diferença” no desenvolvimento? Talvez porque não tenham tido a oportunidade de conviver com as diferenças.
Antes as pessoas com deficiência ficavam escondidas, trancadas em casa. Não me lembro de ter estudado com ninguém com deficiência, que, seja de que tipo for, não torna a pessoa incapaz ou inferior.
A inclusão está aí! Ainda temos muito a caminhar, mas ela existe e já é lei. Acho que daqui pra frente vai ser muito mais natural ver pessoas com deficiência em salas comuns.
A nossa luta é grande, mas é possível. E, como eu disse, a inclusão é uma via de mão dupla. As crianças comuns também ganham demais!!
Muitas pessoas acham que o assunto é apenas para o Governo e famílias de pessoas com deficiência, mas acho que é um assunto de toda a sociedade. Aplicar a lei e forçar a escola a aceitar não é um caminho legal. O bacana é se houvesse uma ampla conscientização. A pauta é tão extensa… mas me sinto animada e honrada em ter uma filha tão bacana, que me mostra a cada dia que cada um é cada um mesmo. Não existem rótulos!!
Eu espero contar sempre com a ajuda de vocês e dos seus filhos maravilhosos!
Legenda da foto #PraCegoVer: Maria Fernanda está sentada na colo da sua mãe e sorri, olhando para o lado. Sua mãe segura uma flor feita de papel e sorri, olhando para a máquina fotográfica. As duas estão sentadas em um banco, durante festa na escola da Maria Fernanda. A escola é regular! 🙂
Ana Flavia Jacques, jornalista e mãe de primeira viagem da Maria Fernanda, a Cerejinha Baby, uma linda e doce garotinha com síndrome de Down.
* Cerejinha Baby no Facebook: https://www.facebook.com/CerejinhaBaby
** As opiniões aqui publicadas são de responsabilidade do colunista.
