Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e a vontade de inclusão musical

O João era pequenininho e a gente já ia com ele nas apresentações da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Com cinco anos, o João já ia a concertos em teatros, ele já conhecia vários músicos e gostava de ir aos ensaios. Em 2015 e 2016 fomos assinantes da Filarmônica. Em 2017 fomos apenas em uma apresentação, nos faltou organização.

Tudo isso é para dizer que desde o atendimento ao cliente da Filarmônica chegando aos concertos, a acessibilidade é ótima, o interesse de toda equipe para que todos possam fruir a boa música é digno de nota. Veja aqui esse post do Cadeira Voadora sobre a Sala Minas Gerais:

cadeira voadora

Hoje, no perfil de Facebook da Filarmônica vejo que a vontade de que todos sejam incluídos ganhou novos contornos e é digno de nota. Acompanhe abaixo o que está escrito lá:

A música é universal e não precisa de tradutor. Mas, ao longo deste ano, passamos a converter imagens e sons em palavras por um motivo muito justo: ter os sentidos dos nossos vídeos sobre obras e compositores ampliados para pessoas com deficiência visual e auditiva. O resultado já pode ser conferido no canal no YouTube. A playlist Audiodescrição #ParaCegoVer (http://fil.mg/audiodescricao) conta, até o momento, com oito vídeos e será atualizada constantemente até o fim do ano. Os mesmos vídeos podem ser assistidos com a legendagem descritiva na playlist original (http://fil.mg/legendas). Nesse caso, é só ativar a Closed Caption nas configurações do vídeo.

Este projeto que nos enche de orgulho é desenvolvido pelo Instituto Cultural Filarmônica em parceria com o SVOA, grupo que atua nas áreas de audiodescrição e políticas de acessibilidade para pessoas com deficiência visual.

#ParaCegoVerafotoemdestaque: Recorte vertical de imagem extraída do vídeo sobre a Nona Sinfonia de Dvorák com parte da Orquestra no palco da Sala Minas Gerais. No canto superior esquerdo está a marca da Filarmônica. No canto inferior direito estão, lado a lado, os símbolos de legendas Closed Caption e o de audiodescrição

 

 

 

Anúncios