Toda criança pode aprender: o aluno com autismo na escola

#pratodosverem: a imagem destacada é a capa do livro. O fundo é vermelho. Na parte superior há uma frase, que é o nome da coleção que o livro está inserido: “toda criança pode aprender”. Abaixo o nome do livro: “O aluno com autismo na escola. Ao lado do título há uma criança de costas, carregando uma mochila escolar.

Toda criança pode aprender. Apesar de parecer óbvia, essa frase desafia muitas escolas brasileiras. O aprendizado escolar envolve inúmeras variáveis. No caso das crianças consideradas público alvo da educação especial, aquelas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e as superdotadas ou com altas habilidades, o desafio é ainda maior. Durante anos essas crianças permaneceram em espaços segregados e em escolas especiais. Com o novo paradigma da educação inclusiva, as escolas comuns passaram a receber autistas, cegos, surdos e deficientes intelectuais. Aos poucos, esses alunos vão ensinando a todos nós, que toda criança pode aprender. Este é o nome da coleção que se inicia com o volume sobre o aluno com autismo na escola. Esperamos que este e os próximos volumes, possam lançar luz sobre um tema tão complexo e tão necessário.

Contracapa: O aluno com transtorno do espectro do autismo (TEA) aprende. Cada um dos capítulos do livro reforça essa mensagem. Partindo dos equívocos históricos sobre as causas do autismo, o livro adentra o ambiente escolar e traz artigos que tem como objetivo auxiliar pais e pessoas interessadas no autismo, mas principalmente professores, a compreender as nuances do espectro. Os artigos foram escritos por especialistas de sua área, profissionais que se dedicam no dia-a-dia a contribuir para a qualidade de vida da criança com TEA. Todos artigos tratam da aprendizagem da criança com autismo. Inteligência, teoria da mente, comunicação, a integração sensorial, o currículo diferenciado, a alfabetização, as habilidades de autocuidados, a brincadeira de faz-de-conta, a neurociência do autismo, o papel do mediador, o atendimento educacional especializado e as políticas educacionais para este público. Que o livro possa contribuir para que a inclusão das crianças com TEA nas escolas aconteça com qualidade.

 

Veja abaixo o sumário deste livro:

0-Prefácio – Regina Helena de Freitas Campos

1-Capítulo introdutório: Em busca do tempo perdido: o papel das mães de autistas

Adriana Araújo Pereira Borges

Andréa Werner

PRIMEIRA PARTE: AS TEORIAS E SUAS APLICAÇÕES NOS CASOS DE TRANSTORNOS DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA)

Capítulo 1: A neurociência do autismo

Amauri Betini Bartoszeck

Márcia Gorett Ribeiro Grossi

Capítulo 2: A criança com autismo e a brincadeira de faz de conta na perspectiva histórico-cultural

Maria Angélica da Silva

Daniele Nunes Henrique Silva

Capítulo 3: TEA, intervenção precoce e inteligência, estamos prontos?

Maria Luísa Magalhães Nogueira

Jeane Maria Mendes

Capítulo 4: Teoria da Mente no contexto escolar: estratégias de intervenção

Danielle Cristine Borges Piuzana Barbosa

Aline Abreu e Andrade

Capítulo 5: As políticas públicas na área da educação para a criança com transtorno do espectro do autismo (TEA)

Cynthia Prata abi-Habib

SEGUNDA PARTE: O ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO

Capítulo 6: Tipos de situação de inclusão: uma nova proposta de adaptação curricular para crianças com TEA

Mariana Viana Gonzaga

Adriana Araújo Pereira Borges

Capítulo 7: Ensino de leitura e autismo

Camila Graciella Santos Gomes

Capítulo 8: Ensino de habilidades de autocuidados para crianças com autismo em ambiente escolar

Analice Dutra Silveira

Ana Paula Peres Oliveira

Capítulo 9: A comunicação da criança com transtorno do espectro do autismo (TEA) no ambiente escolar

Patrícia Reis Ferreira

Capítulo 10: A integração sensorial no aluno com TEA

Ana Amélia Cardoso

Capítulo 11: O Atendimento Educacional Especializado e os desafios do trabalho com crianças com TEA na Educação Infantil

Terezinha Cristina da Costa Rocha

Luciana Chaves Aguiar Pacheco

Capítulo 12: A função da mediação na trajetória de um aluno com Transtorno do Espectro do Autismo no Ensino Fundamental

Mônica Maria Farid Rahme