Qual a história queremos contar sobre o autismo?

Como boa parte de vocês já deve saber, meu filho João é deficiente físico, entre outras tantas coisas. Apesar de ter convivido com pessoas com deficiência ao longo da minha vida a entrada do João trouxe para o meu cotidiano a presença de experiências que nunca tinha vivenciado. Conheci muitas pessoas que se não fosse pelo João não teria conhecido e serei eternamente grato a ele por ter me permitido entrar nesse mundo.

Entre as várias pessoas que conheci e passei a conviver, mesmo que da forma virtual, foram as que habitam o espectro autista. Mais do que ser conscientizado por elas, aprendi a aceitá-los como pessoas que têm uma personalidade como qualquer um de nós. Como todos nós, são potência, que precisam de um mundo acessível para realizar essa potência.

O vídeo que você acessa ao clicar na imagem abaixo propõe uma reflexão sobre quais são as narrativa do espectro autista estão em disputa. Cabe a cada um de nós decidir.

O vídeo tem legenda em língua portuguesa.

#pratodosverem: a imagem abaixo é do evento denominado TED. Há um homem no meio da imagem. O nome dele é Steve Silberman. Na parte inferior da imagem tem o nome da palestra: “A história esquecida do autismo”. Fim da descrição.

palavra

Anúncios