Um dia para celebrar: acessibilidade, gênero e futebol

#paratodosverem: a foto destacada é de Isabelly Morais. Ela está numa cabine de rádio segurando um microfone. Ao fundo está o gramado e uma parte da arquibancada dos Estádio Independência de Belo Horizonte. Isabelly está sorrindo na foto.

Hoje é o dia 14 de junho de 2018, parece ser um dia como outro qualquer, mas é a abertura da Copa do Mundo da Rússia. Nós brasileiros sabemos bem sobre as consequências que uma copa trás para nossas rotinas. Para que aqui no Brasil pudesse ocorrer o evento em 2014, milhares de pessoas foram removidas de seus lares para dar lugar a espaços padrão FIFA, as cidades foram maquiadas e se falou em acessibilidade. Lembro até hoje das promessas de transporte acessível, de estádios para todos, de uma outra vida depois da copa. Me lembro particularmente da estrutura de audiodescrição dos jogos que foi criada para a Copa, mas imediatamente esquecida. Poderíamos ficar horas lamentando o que poderíamos de fato ter conquistado com 2014…

A Copa do Mundo que começa ao meio dia (horário de Brasília) vai trazer uma novidade que deve ser considerada uma conquista por todos que lutam por igualde de oportunidades. Um dos últimos espaços dominados pelos homens, a narração de jogos de futebol na TV, vai dar espaço para a voz de três mulheres que vão narrar jogos das seleções classificadas para o mundial.

O ponta pé inicial para essa história acontece em novembro de 2017, na Rádio Inconfidência AM, de Belo Horizonte, número 880 do AM, ou pelo site www.inconfidencia.mg.gov.br . Lá, naquele dia, Isabelly Moraes se tornou a primeira mulher a narrar um jogo de futebol por uma rádio mineira. O jogo narrado foi América e ABC pela série B do campeonato brasileiro de futebol. Repercussão geral em toda a mídia nacional nos dias que se sucederam. De uma primeira narração inesquecível Isabelly Moraes tornou-se uma referência para nós aqui em casa. Se já não ouvíamos jogos pelas rádios tradicionais do rádio mineiro, agora que tínhamos mais vontade ainda de ouvir a Rádio Inconfidência. Não foi só uma experiência, uma ação inicial só para autopromoção da rádio, foi um processo conquistado por toda equipe de esportes da rádio e mantido com crescente melhora na atuação por nossa narradora querida. Ela hoje é uma narradora oficial da rádio!

Isabelly é uma das ganhadoras do concurso da FOX Esportes para narrar os jogos da Copa do Mundo direito da Rússia. E hoje, a partir das 12h, estará ao vivo nos canais FOX para narrar o jogo de abertura dos jogos. Se o jogo promete ser fraco, a narração não, ela promete ser da melhor qualidade e vai nos acompanhar até o final da Copa. Isabelly é uma jovem jornalista, narradora, mulher que não abandona seus lugares de fala. No início, ela teve coragem e apoio para levantar a sua voz para um monte de gente que disse e diz que narrar um jogo de futebol não é coisa de mulher, para simplesmente, marcar nossa história com um belíssimo gol de placa. Vai Izabelly, enche nosso coração de alegria, mostra para esse mundo árido que com acesso muito mais gente pode participar do jogo da vida.

Eternamente grato.